S�bado, 11 de Maio de 2024

Dados mostram que acidentes fatais aumentam durante período de férias




COMPARTILHE

Para as pessoas que optarem por viajar de carro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta sobre o aumento de acidentes nas estradas federais entre os meses de dezembro e janeiro devido ao movimento intenso.

Um levantamento realizado pela PRF mostra que no mês de outubro do ano passado foram registrados 307 acidentes com 16 mortes, já em dezembro aconteceram 312 acidentes com 22 mortes, um crescimento de 27,2%.

O chefe de comunicação da PRF, Hugo Mageste, reforça sobre o cuidado da segurança com as crianças dentro do carro. Como elas pesam menos tem mais chance de serem jogadas para fora do veículo ou se movimentar durante um acidente.

O uso de cadeiras ou acento é obrigatório. Ele explica que um bebê de até um ano de idade deve ser transportado no bebê conforto. Crianças de 1 a 4 anos precisam utilizar as cadeirinhas de carro, de 4 a 7 anos devem usar os acentos próprios pra essa idade, acima de 8 usar o cinto de segurança fornecido pelo veículo.

O policial destaca que o descumprimento dessa regra é considerado infração gravíssima, o valor da multa é de R$293,47 e o motorista sofre 7 pontos na carteira de habilitação.

Orientações médicas

Segundo o médico pediatra, Euze Carvalho, para ter uma viagem tranquila tanto de carro quanto de avião é necessário algumas precauções.

Quanto à saúde, é indicado fazer uma consulta dias antes das viagens para verificar o quadro clínico, inclusive analisar como estão vacinas do cartão da criança e atualizar as que possam estar atrasadas.

Dentro do veículo ou na bagagem pessoal ter um kit de medicamento de uso contínuo (analgésico, antitérmico, antialérgico) e outros remédios para os casos específicos.

Também é necessário observar a altitude de alguns locais, muitas crianças sentem incômodos nos ouvidos por conta da diferença de pressão. Neste caso dar de mamar pode resolver a situação.

É importante também ter dentro do carro água e alimentos leves porque pode ocorrer imprevistos, o veículo poderá parar em locais distantes de atendimento e o socorro corre o risco de demorar.

Em locais de praia ou piscina evitar o horário de muita exposição (10h às 16h) devido aos efeitos nocivos dos raios ultravioletas e sempre usar protetor solar. O indicado é reaplicá-lo a cada 2 horas. A escolha do melhor protetor solar deve ser feita de acordo com o tipo de pele de cada um e com a idade.

Se a viagem for para áreas com mosquitos, não esquecer o repelente, já que muitas vezes a criança pode ser alérgica a picada, o que pode acabar estragando o passeio.

Por último estar sempre por perto da criança para evitar acidentes previsíveis e inspecionar o ambiente onde seu filho vai estar e brincar.

 


Autor: Yeda Magossi com Gazeta Digital


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias