Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024

Blairo Maggi diz que planta frigorífica de Nova Xavantina poderá ser reaberta




COMPARTILHE

O ministro da agricultura Blairo Maggi recebeu nesta quinta (16) em seu gabinete em Brasília, o prefeito de Nova Xavantina João Batista Vaz, o Cebola (PSD), que levou em sua agenda a demanda para a reabertura da planta frigorífica fechada há cerca de dois anos em seu município. Na reunião, além de Cebola, Maggi deu início ao diálogo entre o ministério e prefeitos na luta pela reabertura dos Frigoríficos fechados na região Oeste de Mato Grosso.

De acordo com o ministro, há possibilidade da reabertura de quatro plantas frigoríficas nos municípios de Mirassol dOeste, Brasnorte, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Xavantina. “É uma possibilidade. Ainda não tem nada definitivo. Mas vamos trabalhar para que isso aconteça. Afinal, o maior rebanho bovino do Brasil está em Mato Grosso”, considerou Maggi.

Segundo disse o ministro, existem conversas com representantes dos frigoríficos e há o sinal de que as coisas continuem como estão. “Se não querem operar na região, arrendem o frigorífico, vendam, deixem que o mercado funcione mais aberto. Da forma como está, fica muito evidente que há um controle, quase um cartel na região e isso é muito ruim para a economia mato-grossense”, ressaltou.

O deputado Baiano Filho (PSDB), que acompanhou a reunião disse que a reabertura desses frigoríficos é fundamental principalmente para geração de emprego na região. “Com o fechamento desses empreendimentos inúmeras famílias perdem a renda que tinham fruto do trabalho oferecido nesse mercado, vamos trabalhar junto a bancada federal para isso seja retomado”.

Minha expectativa foi superada, recebi essa informação com a com alegria, mas com cautela “o ministro Blairo está trabalhando junto ao segmento, para que ainda neste semestre isso se torne realidade, vamos torcer e acreditar que dará certo”, disse Cebola entusiasmado.

Desativado em maio de 2015, o Grupo Marfrig, emitiu nota, dizendo que suspendeu as operações do frigorífico, como uma necessidade de adequar o quadro funcional da planta de Nova Xavantina com base em estudos mercadológicos que estão sendo realizados.

Além de Cebola, participaram da reunião representante dos municípios de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D Oeste, Glória D Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D Oeste, Mirassol D Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos e Cáceres, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Rondolândia, Conquista D Oeste, Comodoro, Campos de Júlio, Vale São Domingos, São José do Rio Claro, e Brasnorte.

Liberação de R$ 1 milhão 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou ainda que irá liberar R$ 1 milhão, dentro do programa Agro+ Produtor, para a região Oeste de Mato Grosso. O recurso é voltado para a prestação de assistência técnica aos pequenos  produtores de leite da região que foram afetados pelo fechamento de três plantas frigoríficas.

 


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias