S�bado, 11 de Maio de 2024

Mais de 29 mil casos de dengue são registrados em apenas seis meses no Estado de MT




COMPARTILHE

Desde o começo deste ano de 2012, foram registrados mais cerca de 25.150 casos de dengue em Mato Grosso, segundo dados divulgados hoje (21) pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES). Desse total, 108 foram notificados como casos graves de dengue, enquanto nove óbitos foram confirmados.

Se comparado com o mesmo período do ano passado, foi um aumento de 21.925 casos, dos quais Cuiabá, neste ano, tem a notificação de 9.472 casos de dengue, sendo 49 de casos graves e quatro óbitos.

Em Várzea Grande, a notificação é de 1.949 casos de dengue, sendo 27 de casos graves, enquanto em Sinop, a notificação é de 3.355 casos, sendo seis casos graves e dois óbitos. Já em Rondonópolis, forma 766 casos da doença.

Em 2011 foram registrados 7.225 casos no estado. Somente na capital foram 1,08 mil casos, enquanto em Várzea Grande, 279 casos, Sinop,1.206 casos e Rondonópolis 237 casos.

Segundo informações da SES, o Estado continua com o monitoramento por exame laboratorial para a identificação dos sorotipos circulantes da dengue no Estado.

Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta. Esta ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus 4 da dengue circula nestes demais polos de Saúde.

PREVENÇÃO

As medidas de prevenção que devem ser tomadas pela população, segundo a SES, é manter totalmente tampados e limpos nas caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água.

A recomendação é que se deve remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes. No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos.

Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais e manter as lixeiras bem fechadas são algumas das recomendações da secretaria.


Autor: Hipernoticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias