Segunda-Feira, 20 de Maio de 2024

Presidente da Assembleia desabafa "Temos quase meio bilhão na mão do Governo"




COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), afirmou que os constantes atrasos no pagamento de duodécimo (repasse constitucional) aos Poderes e instituições - na ordem d R$ 500 milhões - causaram um abalo na relação entre o Executivo e o Legislativo.

“É claro que o atraso abala a relação. É como uma relação comercial: não estou te pagando em dia, nós já ficamos um pouco nos olhando: ‘perai, você não vai me pagar’?”, comparou Botelho no Bom Dia Mato Grosso, nesta segunda (5).

O presidente disse também que há um sentimento de insatisfação por parte de todos os chefes de Poderes, já que os atrasos se tornaram recorrentes.

Segundo ele, o governador Pedro Taques (PSDB) tem débitos que se arrastam desde 2016 - e que chegam a R$ 500 milhões com as instituições.

“É evidente que a Assembleia não está satisfeita. Temos, entre todos os Poderes hoje, quase meio bilhão na mão do Governo. Isso relativo a 2016, 2017 e 2018, que está atrasado também”, afirmou.

“Então, temos atrasos que vem se acumulando ao longo dos anos. Evidente que não estamos satisfeitos, nem eu, nem o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos, nem ninguém”, pontuou.

Diálogo - Apesar das críticas, o presidente afirmou que tem mantido diálogo com o governador, de modo a encontrar uma solução para a realização dos pagamentos, sem prejudicar ações do Poder Executivo, especialmente aquelas nas áreas de Saúde e Segurança Pública.

“O governo tem mostrado o porquê disso (atrasos): primeiro que ele aumentou muito o número de viaturas e policiais nas ruas. Numa demonstração que ele nos fez, mostrou que quintuplicou o número UTIs. Isso tudo começou a pesar no caixa do Estado e criou essa situação que está hoje”, disse.

“Mas estamos conversando democraticamente e tentando ajudar o Estado a achar uma solução para não atrapalhar o trabalho na Saúde e Segurança, por exemplo”, disse.


Autor: AMZ Noticias com Midia News


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias