Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Municípios conhecem "Internet para Todos" e se preparam para aderir ao programa




COMPARTILHE

Em visita às cidades, o vice-governador Carlos Fávaro repassou informações para a adesão ao programa. Ao todo, oito municípios da região Alto do Teles Pires serão visitados nesta semana

No segundo dia de visita a municípios do interior para garantir a implantação do programa ‘Internet para Todos’, o vice-governador Carlos Fávaro destacou que Mato Grosso será o primeiro estado da região Centro-Oeste a receber o programa de inclusão digital, o que deve ocorrer a partir do mês de março. Nesta quinta-feira (08.02), Fávaro percorreu as cidades de Sorriso e Santa Carmem, além do distrito de Primaverinha.

“Os prefeitos estão entusiasmados e se preparando para fazer a adesão ao programa. Nosso objetivo é informar sobre os procedimentos e de que forma se dará essa execução. Hoje, a internet se tornou tão importante quanto a energia elétrica e como recebemos essa prioridade do ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto kassab, temos que nos empenhar ao máximo para concretizá-la.”, afirmou Fávaro. 

O deputado federal, Xuxu Dal Molin, que participou da apresentação do programa em Sorriso, destacou que o bom relacionamento do vice-governador com o ministro Kassab foi o que possibilitou a prioridade do programa em Mato Grosso. “O Fávaro conseguiu trazer antecipadamente para o nosso estado. Dessa forma, saímos na frente e por isso é tão importante que as Prefeituras tenham conhecimento do processo e façam logo a adesão do município”, disse.  

A cidade de Santa Rita do Trivelato foi a primeira a ser visitada pelo vice-governador. Com pouco mais de 3 mil habitantes, o município enfrenta muitos problemas ocasionados pela falta de acesso à internet. Durante o evento de apresentação, o prefeito, Egon Hoepers, citou como exemplo um fato que ocorre com freqüência na região. “Constantemente, caminhões ficam parados por não conseguirem emitir a nota fiscal. A comunicação é fundamental para o desenvolvimento de Santa Rita e o vice-governador conhece a nossa realidade e sabe o que precisa ser feito. Da nossa parte, seguiremos os procedimentos para garantir o programa em nosso município”, disse.

Fávaro explica que a principal meta é disponibilizar acesso a internet para municípios que ainda não possuem conexão ou recebem serviços de forma precária. “Mato Grosso é destaque mundial na produção agrícola, mas ainda precisa avançar muito na área de tecnologia da informação e comunicação. Além desse ganho econômico, que garantirá emprego e renda para a população, o programa tem um cunho social muito importante, abrindo um leque de oportunidades de conhecimento e qualificação para os mato-grossenses”, garantiu.

Para participar, os prefeitos devem firmar um termo de adesão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e indicar as localidades. O governo federal disponibilizará os equipamentos e os municípios terão que providenciar o terreno para a instalação da antena, a segurança do local e a aprovação da dispensa de cobrança do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) junto às Câmaras Municipais. Já o cidadão, pagará uma taxa bastante reduzida comparada aos valores praticados no mercado, pois, a empresa que atender as localidades contará com garantias e isenções oferecidas pelo governo federal.

Interessado no programa, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, já solicitou à sua equipe uma análise técnica para verificar as localidades do município com maior deficiência no acesso à internet. “Agradecemos a vinda do vice-governador, um político que tenho a maior admiração pela sua humildade e trajetória profissional, por vir pessoalmente nos mostrar como se dará esse projeto. Inicialmente, já podemos adiantar que vamos indicar os distritos de Primaverinha e de Boa Esperança, pois carecem de serviços de comunicação”, informou.

Para o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, apesar de ter uma economia pujante, o município passa por uma transformação social e necessita do apoio do governo para atender as necessidades da população e, a vinda do programa, será de grande importância. “O desenvolvimento que Lucas viveu nos últimos anos devido a instalação de várias empresas do agronegócio motivou um processo muito forte de imigração e, essas pessoas têm uma renda média de R$ 1.200,00, ou seja, precisam da ‘mão’ da administração pública para enfrentar as dificuldades”, informou ele, que já manifestou interesse ao MCTIC.

Também participaram das visitas o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota, o empresário Roberto Dorner, o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Reck Junior, além de vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e população em geral.

Escola Municipal -  A Escola Municipal de Primavera, localizada no distrito de Primaverinha (pertencente ao município de Sorriso) será a primeira unidade escolar do estado a receber o programa. “Isso se dará por meio de um convênio do MCTIC com o Ministério da Educação (MEC), o que vai garantir internet gratuita para toda a escola. A antena gerará um sinal em um raio de 1km, ou seja, a vizinhança também poderá se beneficiar com o programa, pagando uma pequena taxa de acesso”, garantiu o assessor especial do MCTIC, José Augusto Curvo “Tampinha”, que também informou durante o evento que 178 escolas do estado serão beneficiadas com o programa, com prioridade para as rurais e em comunidades sem acesso à internet.

Satélite - A Telebrás, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), atuará na implantação do Internet para Todos. Lançado em maio de 2017, o SGDC tem capacidade para cobrir todo o território brasileiro, sendo o primeiro do país de uso civil e militar. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa e contou com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões.

Além do ‘Internet para Todos’, o satélite conta com projetos nas áreas de segurança nacional, saúde e educação. “O satélite possibilita que o Brasil tenha o dobro de internet do que possui hoje. E ninguém pode dizer que tem cidadania plena sem o acesso à informação, à comunicação. Esse programa vai revolucionar o nosso estado e garantir que os cidadãos mato-grossenses tenham, de fato, acesso ao mundo”, enfatizou Fávaro.

Nesta semana, o vice-governador percorrerá, ao todo, oito municípios da região  Alto do Teles Pires. Fávaro já passou pelas cidades de Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Santa Carmem, e pelos distritos de Água Limpa e Primaverinha. Nesta sexta-feira (09.02), será a vez dos municípios de Sinop, Cláudia e União do Sul.


Autor: AMZ Noticias com Andréia Sversut


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias