S�bado, 11 de Maio de 2024

Vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal termina no dia 30 de setembro




COMPARTILHE

Após 60 dias de trabalho intenso, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) finalizarão a vacinação contra a febre aftosa do rebanho de bovinos, na Ilha do Bananal. A campanha iniciou no dia 1º de agosto e termina na próxima segunda-feira, 30. Ao todo foram envolvidos 350 retiros de produtores rurais e indígenas, proprietários de cerca de 100 mil animais.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, não houve nenhuma intercorrência até o momento e a vacinação segue em fase de finalização. “Mesmo com algumas dificuldades de acesso típicas da região a execução do trabalho ocorre normalmente, a vacinação é agendada e a comprovação é feita de forma imediata”, explica.  

No caso do rebanho indígena, o Governo do Estado forneceu gratuitamente cerca de oito mil doses de vacinas. Nos municípios que fazem divisa com estado de Goiás, a Adapec contou com o apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), já nos municípios que fazem limites com Mato Grosso, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea colaborou com os trabalhos.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, elogiou as ações desenvolvidas pela equipe técnica e disse que o Tocantins está engajado na luta pela evolução do status sanitário. “É preciso manter as nossas obrigações em dia, a vacinação da Ilha é mais uma estratégia de preservação da condição sanitária, em novembro já temos outra etapa da campanha que engloba todo o Estado, portanto as atividades não param”, avalia. Todo o rebanho tocantinense, incluindo os animais da Ilha, já ultrapassam 8,4 milhões de bovídeos.

Ilha do Bananal - A Ilha do bananal faz divisa com oito municípios tocantinenses: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium. Devido às suas características de relevo e terreno, no período chuvoso, se torna quase intransitável, pois a região fica alagada. Diante disso, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, para todos os bovinos, independente da faixa etária.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias