Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Unidade de Saúde Fluvial de São Félix do Xingu vai entrar em funcionamento em 2020




COMPARTILHE

Já está em fase final de construção a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) de São Félix do Xingu, no sul do Pará. A unidade fluvial começou a ser construída no ano passado e a previsão é que seja entregue no primeiro semestre de 2020. 

O barco, que vai oferecer atendimentos médicos, odontológicos e uma série de ações voltadas para a saúde, está orçado em R$ 1,8 milhões e faz parte do programa do Governo Federal para oferecer atendimento nas comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas da Amazônia Legal.

A Unidade Básica de Saúde Fluvial constitui um novo modelo concebido para viabilizar cuidados básicos em saúde, visando a cobertura universal para populações ribeirinhas da Amazônia e Pantanal. O estudo tem como objetivo descrever o processo de planejamento e execução das atividades dessa unidade de saúde flutuante e a gestão do cuidado diferenciada nesse novo modelo de atenção à saúde preconizada pela Política Nacional de Atenção Básica.

Trata-se de um estudo exploratório-descritivo sobre o processo de gestão do cuidado por meio de uma abordagem cartográfica. Destaca-se a relevância da política que dialoga com as características do território, entendendo o rio como caminho que o serviço de saúde deve utilizar para promoção da equidade, em especial para população ribeirinha da Amazônia.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias