Jornal da Notícia
  Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024

Ex-bispo de São Felix do Araguaia diz �virou moda chamar quem defenda a democracia de comunista�




COMPARTILHE

O atual arcebispo de Manaus e ex-bispo de São Felix do Araguaia, Dom Leonardo Steiner deu uma declaração interessante ao dizer “Virou moda chamar os outros de comunista. Falar de democracia virou comunismo”

Dom Leonardo Steiner assumiu a Arquidiocese de Manaus, no coração da Amazônia após oito anos compondo cúpula da CNBB, como Secretária Geral da principal entidade da igreja Católica no Brasil.

Ele também disse “Estamos tentando governar o País na base de notícias falsas, da agressividade, da violência. Isso não constrói um Brasil. (…).” A afirmação não foi ouvida em nenhum plenário ou palanque, mas do altar.

Mais precisamente, na missa que consagrou Dom Leonardo Steiner, o catarinense promete manter neste novo capítulo o tom combativo que marcou sua trajetória até aqui. Sua chegada é vista como um contraponto à apatia que tomou conta da CNBB desde as últimas eleições, em maio.

Embora a temida guinada à direita não tenha se concretizado, a conferência tem moderado o tom crítico ao governo. Prevaleceu nos bastidores a tese de que uma reação aguda daria ao bolsonarismo um ‘inimigo ideal’.   De formação franciscana, Steiner Também mantém proximidade de dom Claudio Hummes, o cardeal brasileiro que mais influencia o papa Francisco. Fora da cúpula da CNBB, pediu à Santa Sé transferência para a Amazônia — é o quarto franciscano que, desde o Sínodo, assumiu dioceses naquela região.

O bispo defende uma aproximação dos católicos com a política. “Nesse momento, precisamos de pessoas lúcidas “Sobre a pecha de ‘comunista’ que muitas vezes recai sobre a CNBB, retruca: “A CNBB teve e tem um papel fundamental na sociedade brasileira, apesar do desejo de que ela se cale. A grande maioria não leu e nem sabe quem é Marx.”

https://www.cartacapital.com.br/sociedade/virou-moda-chamar-de-comunista-falar-de-democracia-virou-comunismo


Autor: Thais Reis Oliver com Carta Capital


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias