Domingo, 05 de Maio de 2024

ônibus escolar atola em estrada vicinal de Caseara e quase provoca grave acidente




COMPARTILHE

Um ônibus escolar do governo do estado, atolou na estrada vicinal, que dá acesso ao Assentamento Análicio Barros, por volta as 11: 30 horas, da última quinta – feira (05) município de Caseara – Tocantins.

Segundo Marlene Moura, moradora do assentamento Analicio Barros, haviam no ônibus escolar entre 12 a 15 estudantes, inclusive crianças de 05 anos de idade, mas por sorte ninguém ficou ferido. Indignada com a situação, dona Marlene contou, o que teria levado o ônibus a atolar em plena estrada vicinal, “estavam indo para a escola, quando o motorista, foi desviar de um buraco, escorregou e quase tombou com as crianças” informou ela.

Ainda revoltada com o acontecido, a moradora denunciou as condições da estrada no assentamento, “A vicinal aqui está em péssimas condições” desabafou. O ônibus foi resgatado por um trator de camponeses da região, que fica próximo ao assentamento Onalicio Barros. O local do acontecido, fica cerca de 40 quilômetros da cidade.

A camponesa ainda cobrou providencias por parte da prefeitura, no intuito de melhorar as vias rurais, onde passa além do próprio transporte escolar, é uma importante artéria de escoamento da produção agrícola, inclusive a agricultura familiar. “Eu espero que faça alguma coisa aqui por nós” reivindicou. O imprevisto prejudicou o dia de aula dos alunos. 

Segundo outra fonte que gravou entrevista com a nossa reportagem, que não será identifica, ainda tem outras estradas vicinais no município de Caseara, que estão em péssimas condições de trafegabilidade, “os ônibus já não entram mais em determinadas estradas, que estão atolando, sem condições de trafegar” denunciou. O Secretário Municipal de Educação e ex-vice prefeito Marcos Bento da Costa (Marcos da Valdeci) minimizou o episódio, “são fatos isolados, é difícil acontecer” amenizou Marcos Bento.

Bento falou ainda como é a parceria em relação ao transporte escolar do município com o governo estadual, “temos parceria com o estado do P.A. Califórnia nós puxa os (alunos) do estado, e (no P.A.) Analicio Barros, o estado puxa os nossos (alunos)” destacou o secretário.

Em novembro de 2019, um adolescente de 12 de anos foi parar no hospital, após ficar ferido, em um ônibus da prefeitura local, o caso aconteceu no assentamento Califórnia, e na época, provocou duras críticas da comunidade, em relação ao transporte escolar sob responsabilidade da gestão municipal.

A mãe do adolescente aceitou gravar entrevista e relembrou o acontecido com o filho, “ele ia passando (no corredor do ônibus) e cortou a perna, tem pontas de ferro nas poltronas que estão danificadas. Não prestaram socorro, a professora que levou ele no hospital” recordou. A moradora classificou o estado dos ônibus como “uma vergonha”. “Não tem segurança nenhuma. Esta uma vergonha os ônibus escolares” afirmou a moradora, bastante indignada.

Essa é a triste realidade do descaso da atual gestão do município de Caseara, que tem sido alvo de duras críticas da comunidade, e de investigação do Ministério Público por denúncia de corrupção. Neste caso so restam poucas opções, ou se resgatam, as estradas vicinais e o transporte escolar, ou a comunidade irá continuar sendo vítima desta triste realidade.


Autor: Edson Gilmar com Agencia Tocantins


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias