Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Palmas será a cidade brasileira com maior presença de negros e pardos em sua Câmara Municipal




COMPARTILHE

Um levantamento feito pelo site Gênero e Número, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes às eleições municipais deste ano, mostra que a Câmara de Vereadores de Palmas é a que tem maior quantidade de pessoas pretas eleitas para o próximo mandato.

Segundo o site, a nova composição da Câmara de Palmas é de 95% de pessoas que se autodeclararam pretas ou pardas.  De acordo com o IBGE, a categoria de negros inclui pretos e pardos. Das 19 pessoas eleitas para o Legislativo Palmense, apenas um se declarou branco – Rubens Uchôa, do Cidadania. Dentre os demais, 14 se autodeclararam pardos e 4 pretos.

Entre as mulheres eleitas, todas as 4 são autodeclaradas negras, sendo as vereadoras eleitas Janad Valcari (Podemos) e Iolanda Castro (Pros) autodeclaradas pretas e Laudecy Coimbra (SD) e Solange Duailibe (PT) autodeclaradas pardas.

A coordenadora de ações da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Solange Nascimento, analisa que as eleições deste ano trouxeram um número signicativo de pessoas negras concorrendo e vencendo os pleitos municipais, mas pondera que é preciso acompanhar o mandato dessas pessoas e avaliar se, de fato, elas representam as demandas da população negra, que é maioria no Brasil, apesar de ter menor representatividade nas esferas de poder.

“Talvez o mais importante seja o comprometimento dessas pessoas, se elas realmente atendem demandas, expectativas e necessidades de políticas públicas da população negra. O fato de eleger uma pessoa negra, de acordo com a ideologia partidária que ela representa, talvez, em vez de prestar um serviço, ela pode prestar um desserviço”, ponderou.

De acordo com Solange Nascimento, mais importante que o quantitativo de pessoas negras em cargos eletivos, é o comprometimento dos eleitos com a representatividade. “Para além do quantitativo, o mais importante é que tenhamos a atuação efetiva de pessoas que representem as pautas e demandas da população negra”, enfatizou.

Também se autodeclararam com cor os vereadores eleitos e reeleitos em Palmas, Eudes Assis (PSDB), pardo, Filipe Martins (PSDB), pardo, Folha Filho (Patriota), pardo, Iolanda Castro (Pros), preta, Janad Valcari (Podemos), preta, Joatan Silva de Jesus (Cidadania), pardo, Jucelino Rodrigues (PSDB), pardo, Júnior Brasão (PSB), preto, Laudecy Coimbra (SD), parda, Márcio Reis (PSL), pardo, Marilon Barbosa (DEM), pardo, Mauro Antônio Alvara Lacerda (PSB), pardo, Moisemar Marinho (PDT), pardo, Pedro Cardoso (DEM), pardo, Rogério Freitas (MDB), pardo, Solange Duailibe (PT), parda, e Waldson Pereira Salazar (Avante), Preto.


Autor: AMZ Noticias com Conexão Tocantins


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias