Quinta-Feira, 29 de Julho de 2021

Governo do Tocantins apresenta potencialidades do Estado no Fórum Brasil de Investimentos 2021




COMPARTILHE

Em atenção às tendências mundiais de atração de investimentos estrangeiros, principalmente no que diz respeito à participação em eventos internacionais, o Governo do Tocantins marcou presença no Brasil Investment Forum (BIF), realizado na última segunda e terça-feira, 31 e 1° de junho.

 A edição deste ano, realizada em modo on-line, permitiu uma maior visibilidade do Estado e, consequentemente, houve mais chances de receber propostas de potenciais investidores.

“Uma verdadeira vitrine de oportunidades”, assim definiu a gerente de Desenvolvimento da Exportação da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Andrea Murakami, que trabalhou no atendimento aos executivos participantes das rodadas de negócios. Segundo a gestora, os investidores se referiam ao Tocantins como a promising place (um lugar promissor).

Reiterando a pujança econômica do Estado, durante o suporte aos líderes globais, a equipe do Governo do Estado explicou que muitos citaram o potencial logístico e energético do Tocantins como molas propulsoras do desenvolvimento econômico local. O que, aliás, foi apresentado, detalhadamente, por meio do projeto Chapada da Natividade.

Para o assessor especial da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), Alan Rickson, o resultado da participação do Estado no Fórum poderá ser percebido a longo prazo, já que as negociações acontecem após o evento e dependem da continuidade de tratativas.

“O que percebemos foi um interesse diverso dos investidores no potencial logístico e de produção de alimentos do Estado, em especial na capacidade de geração de energia hidroelétrica de Chapada da Natividade. Sabemos que existe uma preocupação mundial sobre a combinação entre progresso econômico e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, estamos confiantes, afinal, o projeto elaborado segue à risca estas prerrogativas econômicas e ambientais”, explicou o assessor, frisando que a visão empreendedora da atual gestão contribui para que o Tocantins se torne ainda mais promissor.

Balanço positivo -  O Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF) é um evento internacional sobre atração de investimentos estrangeiros para o Brasil, organizado pela Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo Federal.

O estande do Tocantins teve uma grande procura, por parte dos investidores, e o Governo do Estado pôde apresentar propostas de diversos setores estratégicos, como energia, agronegócio, inovação, infraestrutura, saúde e tecnologias.

No decorrer do evento, empresários e representantes de empresas multinacionais interagiam, através de chats, com os servidores do Estado, responsáveis pelo atendimento. “Finalizamos o segundo dia de Fórum com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que, a partir de agora, teremos um trabalho ainda maior com os potenciais investidores”, comemorou a gerente de Desenvolvimento da Exportação, Andrea Murakami. Vale lembrar que a plataforma continuará ativa até a sexta-feira, 4, e a equipe técnica continuará prospectando investidores com interesse no Estado.

Projeto Chapada da Natividade - O projeto Chapada da Natividade, apresentado aos investidores durante o BIF, é um barramento a ser construído no rio Manuel Alves, possibilitando a utilização de sua estrutura e dos recursos hídricos para gerar desenvolvimento econômico e social para a região, principalmente aos municípios de Chapada da Natividade, Natividade e Santa Rosa.

Em sua estrutura, é possível a instalação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), o que torna um dos principais atrativos do empreendimento. Quando se verifica que a geração de energia é uma demanda crescente e que, somados aos diversos usos possíveis de uma barragem e do lago formado, abre-se um leque de alternativas econômicas para qualquer investidor.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação, já elaborou o Estudo de Viabilidade Técnica-Financeira-Econômica-Ambiental e o Projeto Básico de Engenharia. Aproveitando a oportunidade do Fórum, o objetivo é atrair investidores interessados no projeto.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias