S�bado, 11 de Maio de 2024

Palmas entra na fase de 'controle moderado' da pandemia, mas cuidados precisam ser mantidos




COMPARTILHE

O 'Coronômetro', ferramenta que a Prefeitura de Palmas usa para representar visualmente a situação da pandemia na cidade, está na fase azul. Isso significa 'controle moderado' da Covid-19 no município. A avaliação é baseada na redução no número de novos casos da doença e na ocupação dos hospitais na cidade. As autoridades de saúde alertam que para não comprometer a melhora do cenário, é preciso manter protocolos de distanciamento.

A fase azul é uma das fases mais brandas com relação às restrições ao público. Nela, ainda são obrigatórias medidas como usar máscara e manter o distanciamento social, além da recomendação para se vacinar assim que for possível.

Atualmente Palmas tem mais de 46 mil casos confirmados de Covid-19 e ocupa o primeiro lugar no ranking do número de registros da doença no estado. Quase 600 pessoas morreram desde o começo da pandemia.

Entre o fim de junho e o início desta semana, Palmas registrou uma queda de 18% na média semanal de casos, levando em conta a semana anterior. Comparando com a segunda metade de junho, a redução é ainda maior. A média móvel caiu de 126 novos casos por dia, pra 62.

A taxa de ocupação geral de leitos exclusivos para Covid, está em 46,1%. Esse cenário permite que restaurantes atendam presencialmente com metade da capacidade, por exemplo. Até agora, cerca de 117 mil doses de vacinas contra a Covid já foram aplicadas na capital.

"Nós estamos aumentando a quantidade de pessoas imunizadas pelas vacinas, só que se a gente não tiver o distanciamento, não manter todas as medidas, isso pode mudar rapidamente", disse Marta Malheiros, que é diretora de vigilância em saúde de Palmas.

O Coronômetro tem cinco fases ao todo (do cenário mais positivo para o mais negativo: verde, azul, amarelo, laranja e vermelho). No momento das restrições mais severas, quando os serviços não essenciais ficaram suspensos, o medidor se encontrava na fase vermelha.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias