Terca-Feira, 30 de Abril de 2024

MT sedia pela primeira vez simpósio sobre Realidade Virtual e Aumentada




COMPARTILHE

A cidade de Cuiabá-MT sediará, entre os dias 27 e 30 deste mês, o Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR 2013) promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento chega a sua 15º edição e pela primeira vez acontecerá na região Centro-Oeste do país.

O SVR 2013 é uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Instituto de Computação, com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

“O estado foi escolhido para mostrar o desenvolvimento contínuo e expressivo das pesquisas na região Centro-Oeste do país, trazendo à área de Realidade Virtual e Aumentada uma maior abrangência no território brasileiro”, destacam os coordenadores do simpósio.

O evento irá reunir pesquisadores, estudantes e diversos profissionais das áreas acadêmica, industrial e comercial interessados nos avanços e nas aplicações da Realidade Virtual e Aumentada.

 As atividades programadas para o SVR 2013 incluem pré-simpósio, minicursos, palestras internacionais e sessões técnicas. Nesta edição serão apresentados trabalhos que, além dos conceitos básicos, trazem para o público experiências práticas e inovadoras. Foram priorizados casos que já atingiram um grande número de usuários ou aplicações práticas no mercado.

RV – RA

 A Realidade Virtual (RV) consiste no uso de diversas tecnologias digitais para criar a ilusão de uma realidade que não existe de verdade, fazendo a pessoa mergulhar em mundos criados por um computador. Alguns dos primeiros usos foram em simuladores de vôo, que ajudavam a treinar futuros pilotos. Por meio dela, engenheiros conseguem testar projetos de automóveis e aviões antes de fazer protótipos.

Definida como uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, a Realidade Aumentada (RA) possibilita maior interação e abre uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas, não tendo limite de aplicações.


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias