Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021

Tema de pesquisadores da Unemat de Nova Xavantina sobre a Amazônia é destaque na mídia internacional




COMPARTILHE

A agência internacional Reuters publicou uma matéria onde os professores e pesquisadores da UNEMAT campus de Nova Xavantina, onde eles falam sobre o ponto de não retorno de degradação na Amazônia.

“Os primeiros experimentos que imitaram a seca extrema na Amazônia levaram os cientistas a pensar que o clima mais seco mataria as árvores mais velhas primeiras, mas o que Ben Hur Marimon Junior e Beatriz Schwantes descobriram é o oposto. Com raízes mais longas, as árvores maiores são geralmente as mais resistentes - pelo menos à seca. Em vez disso, diz Ben Hur, apontando para as folhas marrons de uma planta próxima, são as mudas que morrem. A floresta perde seu futuro.”

“Para Ben Hur e Beatriz, as florestas degradadas ao redor de Nova Xavantina demonstram que o ponto de inflexão já pode estar acontecendo ali em nível local. A grande questão permanece se esse mesmo processo poderia ocorrer em grande escala em áreas inteiras da bacia amazônica - e em caso afirmativo, quando?” Veja a matéria completa no link: https://www.reuters.com/investigates/special-report/climate-un-amazon-tipping-point/ . E assista ao vídeo aqui: https://www.reuters.com/video/watch/is-the-amazon-reaching-a-tipping-point-idOVF03X0MJ


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias