Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Dr. Eugênio diz que problemas da bacia leiteira de Mato Grosso não podem ser deixados de lado




COMPARTILHE

No último dia 21 de março, por iniciativa dos deputados Dr. Eugênio e Gilberto Cattani, ocorreu uma audiência pública que discutiu a realidade da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso, o principal tema do evento é saber como descobrir qual o real valor do ILC (índice do leite cru) no estado.

O evento foi realizado na Assembleia Legislativa, e os parlamentares querem que a sociedade do estado participe da discussão sobre o tema, e principalmente quais os reais custos de produção de leite ao produtor rural, representantes da região do Araguaia participaram do encontro.

O deputado Dr. Eugênio disse, que não faz sentido o estado de Mato Grosso ser conhecido como o grande estado produtor do agronegócio, e o setor do leite ser deixado do lado, segundo ele "Hoje ocorre conflito de interesses entre os produtores e os laticínios, e é preciso resolver este impasse”.

Segundo ele, é preciso discutir o assunto com profundidade, afinal de contas em cidades como Campinapolis, Novo São Joaquim, Confresa e Vila Rica, a cadeia leiteira é a principal fonte da economia da local movida pela agricultura familiar.

O deputado tambem reforçou, que a Assembleia Legislativa se propõe a discutir o tema, e ouvir as partes para que ocorra uma solução na questão para melhorias do preço do produto, já que não faz sentido que os produtores de leite vendam seu produto as indústrias, sem saberem sequer qual é o valor que vão receber 60 dias depois.

Segundo informações, os produtores rurais enfrentam uma situação crítica já que o preço de insumos como vacinas, medicamentos, milho, farelo de soja e rações tiveram uma enorme alta, enquanto as industrias mantiveram quas eo mesmo valor do preço pago ao litro de leite aos produtores.

Neste imbróglio do setor, alguns produtores tem buscado novas opções, na cidade de Vila Rica por exemplo,  produtores já iniciaram a instalação de uma cooperativa, para melhorar as condições da compra de insumos e rações e tambem para conseguir melhorar a venda do leite cru as empresas de laticínios, no famoso ditado popular que a união faz a força.


Autor: AMZ Noticias com Evandro Carlos


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias