Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Conheça quem são os oito candidatos que vão disputar o Governo do Pará nas Eleições 2022




COMPARTILHE

No próximo dia 2 de outubro, 6 milhões de eleitores paraenses devem ir às urnas escolher o presidente da República, governador do Estado, senador da República, deputado federal e deputado estadual.

No Pará, oito nomes disputam o posto mais alto do Poder Executivo. Eles foram escolhidos durante as convenções dos seus partidos políticos. O prazo para apresentar o pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral termina no próximo dia 15 de agosto. Veja os nomes confirmados na disputa:

Helder Barbalho - O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), de 43 anos, teve o nome oficializado à reeleição pelo MDB, em uma convenção massiva realizada no Ginásio Mangueirinho, na última sexta-feira (5), em Belém. O governador tem apoio de um expressivo conjunto de partidos, a exemplo do PSDB, PDT, PT, Republicanos, Cidadania, entre outros. Helder foi ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos no governo Dilma Rousseff e ministro da Integração Nacional no governo Michel Temer. Formado em administração e pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Pública, ele iniciou a vida política, aos 21 anos de idade, em 2002, como vereador de Ananindeua (PA), foi prefeito da cidade por dois mandatos e deputado estadual.

Zequinha Marinho (PL/PSC/Patriota) - Aos 63 anos, José da Cruz Marinho, mais conhecido como Zequinha Marinho, é o candidato do PL ao governo do Estado, em coligação com o PSC e Patriota. Atualmente, ele é senador pelo Pará, com a experiência de ter sido vice-governador de Simão Jatene, de 2015 a 2019. Marinho é formado em pedagogia, tem pós-graduação em Administração Pública, e preside o PL no estado. A candidata dele à vice é a odontóloga Rosiany Eguchi (PSC), esposa do delegado federal Everaldo Eguchi. Eles vão concorrer pelo PL.

Cleber Rabelo (PSTU) - O PSTU oficializou, em Belém, a candidatura de Cleber Rabelo, 49 anos, a governador do Estado. Ele é maranhense do município de Bacuri, ele é operário do setor da construção civil, já concorreu três vezes ao cargo de prefeito de Belém e ao Governo. Casado e pai de dois filhos, Rabelo foi eleito vereador por Belém, em 2012.

Adolfo Neto (Psol e Rede) - Aos 36 anos, Adolfo Oliveira Neto, é geógrafo de formação pela UFPA, com doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-doc na Cardiff University, no Reino Unido. Ele é o candidato para o governo do Estado, da federação partidária formada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e a Rede Sustentabilidade (Rede). Adolfo é o dirigente estadual do Psol.

Major Marcony (Solidariedade) - O Solidariedade aposta em Leonardo Marcony Pereira Macedo, natural de Belém, casado e com duas filhas. Ele é militar da reserva do Exército, e empresário do segmento da segurança pública. O vice dele é o auditor fiscal e ex-titular da Sefa, Nilo Noronha.

Sofia Couto (PMB) - O Partido da Mulher Brasileira (PMB) tem como candidata à governadora do Estado, Sofia Couto, de 54 anos. Ela é bacharel em Direito, casada, mãe de três filhos. Participou do governo municipal de Zenaldo Coutinho, em Belém, na Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), e na Casa do Idoso.

Shirley Alves (PROS) - A candidata do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), é a presidente da legenda no Pará, Shirley Alves, de 49 anos. Natural de Belém, ela é pedagoga de formação, e pela primeira vez concorre a um cargo eletivo. A candidata trabalha, como concursada, na rede pública municipal de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém. efechando alista de candidatos ao Govwerno do Pará esta o Doutor Felipe Augusto (PRTB) - Médico cardiologista e produtor rural, e que  foi confirmado como candidato pelo PRTB durante convenção realizada na última sexta-feira (5).


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias