Quarta-Feira, 22 de Maio de 2024

Beber água é indispensável nesse tempo seco - Por Max Lima




COMPARTILHE

Todos sabem o quanto é necessário beber água quando as temperaturas estão altas para evitar desidratação. Ainda assim, muitos de nós não estão bebendo o suficiente, especialmente os adultos mais velhos.

As pessoas mais velhas não sentem tanta sede como os jovens e por isso a chance de desidratação é enorme e muitos acabam internados por causa da falta de água no organismo. E se eles estiverem tomando um medicamento que possa causar perda de líquidos, como um diurético.

Segundo um relatório de saúde especial da Harvard Medical School, a água tem várias funções importantes, como: - transportar nutrientes e oxigênio para suas células - lavando bactérias da sua bexiga - auxiliando a digestão - prevenindo a constipação - normalização da pressão arterial - proteção de órgãos e tecidos - regulação da temperatura corporal e manutenção do equilíbrio eletrolítico (sódio).

Dar ao seu corpo líquidos suficientes para realizar essas tarefas significa que você está se mantendo hidratado. Se você não beber água suficiente todos os dias, corre o risco de ficar desidratado. Os sinais de alerta de desidratação incluem fraqueza, pressão arterial baixa, tontura, confusão ou urina de cor escura. Então, quanta água você deve beber? A maioria das pessoas precisa de cerca de quatro a seis xícaras de água por dia.

Quanta água você deve beber por dia? A regra diária de quatro a seis xícaras é para pessoas geralmente saudáveis. É possível ingerir muita água se você tiver certas condições de saúde, como doença da tireóide ou problemas renais, hepáticos ou cardíacos; ou se estiver tomando medicamentos que fazem você reter água, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), analgésicos opiáceos e alguns antidepressivos.

Quanta água por dia você deve beber se se encaixa nessa categoria? Não existe uma resposta única. A ingestão de água deve ser individualizada e você deve consultar seu médico se não tiver certeza sobre a quantidade certa para você.

Mas mesmo as necessidades de água de uma pessoa saudável variam, especialmente se você estiver perdendo água através do suor porque está se exercitando ou porque está ao ar livre em um dia quente. Se você está se perguntando quanta água você deve beber nessas ocasiões, fale com seu médico, mas uma regra geral para pessoas saudáveis é beber de dois a três copos de água por hora, ou mais se você estiver suando muito.

Dicas para evitar a desidratação - Não é apenas a água que mantém você hidratado. Todas as bebidas que contêm água contribuem para as suas necessidades diárias. E é um mito que bebidas cafeinadas ou que contenham álcool desidratam porque fazem você urinar. Eles fazem, mas ao longo do dia, a água dessas bebidas ainda leva a uma contribuição líquida positiva para o consumo total de líquidos. 

Claro, existem muitas razões pelas quais a água ainda é a melhor escolha. Lembre-se, bebidas açucaradas podem levar ao ganho de peso e inflamação, o que pode aumentar o risco de desenvolver doenças como diabetes. Demasiada cafeína pode dar-lhe o nervosismo ou impedi-lo de dormir. E, a ingestão de álcool deve ser limitada a uma bebida por dia para mulheres e 1-2 bebidas por dia para homens.

Para evitar a desidratação, beba líquidos gradualmente, ao longo do dia. Uma maneira fácil de fazer isso é tomar uma bebida em cada refeição, bem como socialmente, ou com remédios. E saiba que você também obtém líquidos de alimentos ricos em água, como saladas, frutas e compota de maçã.

*Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva


Autor: Max Lima


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias