Domingo, 12 de Maio de 2024

Congresso vota dia 03 de setembro, piso dos agentes comunitários de saúde




COMPARTILHE

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias,Valtenir Pereira (PSB-MT), comemorou a decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que anunciou a votação do piso nacional dos agentes comunitários de saúde (Projeto de Lei 7495/06) no dia 3 de setembro.

Agentes de saúde de todas as unidades da federação foram à Câmara, dia 14/08, pressionar pela votação do piso.

A decisão de Alves se deu após reunir-se com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha que afirmou que a proposta não gera custo para o governo.

Esta é uma bandeira antiga do parlamentar que revela que a luta para avançar rumo à fixação do piso salarial para os agentes tem sido árdua. "O governo já ajuda os municípios com 1,4 do salário mínimo para pagar os salários dos agentes, falta pouco para se chegar aos dois salários", disse Valtenir.

"Essa será uma das melhores notícias que nós, trabalhadores dessa classe tão desprestigiada, poderemos receber, disse a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Mato Grosso (Sindacse-MT), Dinorá Magalhães, que aproveitou para destaca a atuação do parlamentar mato-grossense.

"O trabalho do deputado Valtenir tem rendido muitos resultados positivos quanto à efetivação dos profissionais nos municípios de Mato Grosso e essa será mais uma vitória da categoria, não só em Mato Grosso, mas em todo o País", finalizou Dinorá.

Henrique Eduardo Alves explicou aos deputados e a representantes dos agentes de saúde que só não será possível votar o projeto neste mês de agosto em virtude da pauta estar trancada. “Peço paciência aos agentes de saúde. Trata-se de uma categoria importante, mas sofrida e penalizada”, disse Alves.

Segundo estimativas da confederação da categoria, mais de 3 mil agentes de saúde de 18 estados, inclusive de Mato Grosso, estiveram na Câmara para pressionar pela votação do projeto. 


Autor: Kathleen Hannah - Assessoria AMZ


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias