Domingo, 28 de Abril de 2024

Marcos Coutinho foi uma das personalidades de Mato Grosso que morreram em 2013




COMPARTILHE

Políticos e jornalistas estão entre as personalidades mato-grossenses que morreram ao decorrer do ano de 2013. Dentre os casos está a morte do jornalista Marcos Coutinho Barbosa, de 47 anos, visto como um dos jornalistas mais conceituados e informados do meio político e diretor do Olhar Direto, tambem ocorreu o falecimento do deputado federal Homero Pereira (PSB), de 58 anos. O parlamentar estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratamento contra um câncer de estômago. Outra perda foi da repórter da TV Centro América de Sinop, Ângela Cavalcante, vítima de meningococcemia, uma infecção grave causada por uma bactéria.

O G1 listou a trajetória de oito pessoas que se destacaram nos cenários culturais, político e jornalístico, seguindo a ordem da data de falecimento.

Benedito Figueiredo- No dia 5 de maio, o professor e fundador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Benedito Figueiredo, morreu aos 103 anos por causas naturais. Ele fez parte da instituição antes mesmo da fundação, na década de 70. Benedito deixou seis filhos, 18 netos e 29 bisnetos.

Por 50 anos ele foi professor do curso de Letras, parte do antigo Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC), criado em 1967.

Marcos Coutinho Barbosa- Em 9 de junho, o jornalista Marcos Coutinho Barbosa, de 47 anos, morreu na capital mato-grossense depois de passar mal no apartamento onde morava com a mulher e os filhos. A família chegou de encaminhá-lo para um hospital, mas ele não resistiu. Coutinho havia trabalhado em diversos veículos de comunicação, como Folha do Estado, A Gazeta e correspondente de outros jornais. Na época o jornalista era diretor do Grupo Olhar Direto.

Ângela Cavalcante- A jornalista Ângela Cavalcante, da TV Centro América em Sinop, a 503 km de Cuiabá, morreu na manhã do dia 2 de agosto. Segundo amigos e familiares, a repórter reclamava de fortes dores de cabeça um dia antes e chegou a procurar um hospital para fazer exames.

Alguns dias depois do falecimento de Ângela, a Secretaria de Saúde de Sinop divulgou como meningococcemia, que é uma infecção grave causada por uma bactéria, como causa da morte da jornalista. A jovem, de 29 anos, morava com os pais em Sinop e atuava como repórter da afiliada da Rede Globo desde 2010.

Ary Leite de Campos- O ex-prefeito de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Ary Leite de Campos, de 73 anos, morreu no dia 14 de outubro. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo e faleceu por falência múltipla dos órgãos. Ary também era conselheiro aposentado e ex-presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

O ex-prefeito era casado e tinha três filhos. Ele foi prefeito de Várzea Grande entre 1970 e 1973; deputado estadual e assumiu a presidência do TCE por três vezes: 1992, 1999 e 2003. Também atuou como vice-presidente e corregedor geral, aposentando no ano de 2009.

Homero Pereira- Lutando contra um câncer de estômago, ex-deputado federal Homero Pereira (PSB), de 58 anos, morreu na manhã do dia 20 de outubro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Homero tinha anunciado a aposentadoria há 25 dias justamente para o tratamento integral contra a doença.

O ex-parlamentar descobriu um carcinoma no início de 2013. Em fevereiro se licenciou da atuação no Congresso para tratar do tumor. Enquanto se tratava ele teve que passar por uma cirurgia de retirada do estômago. Há 20 anos Homero também fez um tratamento contra um câncer de garganta.

Benedito Pompeu de Campos Filho- No dia 14 de outubro, o desembargador aposentado Benedito Pompeu de Campos Filho, de 83 anos, morreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), o magistrado estava internado na unidade há 14 dias e apresentou um quadro de falência múltipla dos órgãos.


Autor: Jornal da Noticia com G1


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias