Domingo, 12 de Maio de 2024

Associação dos Municípios do Araguaia cobra do Banco do Brasil a liberação do Pronaf




COMPARTILHE

Em recente reunião, no ultimo dia 09/01, na Superintendência do Banco do Brasil em Cuiabá, o prefeito de Confresa Gaspar Lazari juntamente com o Chefe da Unidade Avançada do Incra em Confresa, Iranilto Matos Rodrigues (o Goianinho), solicitou do Banco do Brasil parceria com o objetivo de facilitar o acesso dos parceleiros do INCRA ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Na oportunidade, Gaspar Lazari protocolou naquela Superintendência um ofício em nome da AMNA - Associação dos Municípios do Norte Araguaia, o qual foi subscrito também pelos prefeitos Luciano Alencar de Vila Rica e José Antonio de Almeida - Baú, de São Félix do Araguaia e pelo Chefe da Unidade do INCRA em Confresa, Iranilto Matos.

Gaspar e Goianinho argumentaram com a Assessora da Agricultura Familiar e Habitação Rural do Banco do Brasil, Maria Cristina, que no caso específico de Confresa o atendimento da agência bancária não corresponde à demanda da clientela do Pronaf. A agência está liberando apenas 8 (oito) contratos por mês. Em Confresa são mais de 4000 (quatro mil) assentamentos agrários, o gestor ofereceu ainda ao Banco a parceria da Prefeitura e do INCRA com um funcionário e até sala dentro da Unidade do INCRA, para assim agilizar as liberações dos contratos.

Maria Cristina, Assessora da Superintendência concordou que precisa melhorar o atendimento, ampliando assim a oferta dos serviços. Destacou que na safra 2012/2013 foram realizadas 160 operações no valor de R$ 6 mi, e, para a safra 13/14 já foram realizadas 164 operações no valor e R$ 5,6 mi – de custeio ao Pronaf, mas, por normativa do Banco descartou ainda o tipo de parceria proposto. Uma alternativa – segundo Maria Cristina, seria a implantação do Correspondente do Agronegócio, em cujo perfil exigido pelo Banco para assumir este papel encaixa-se a AMNA (Associação dos Municípios Norte Araguaia), da qual Gaspar Lazari é Presidente.

Gaspar, Goianinho e o prefeito Marcos Sá, de Santa Cruz do Xingu que também participou da reunião, gostaram da ideia, a qual deverá ser mais bem avaliada e discutida com os prefeitos da área em abrangência. Eles acreditam que é possível implantar tal serviço nas cidades de Confresa, Vila Rica e São Félix do Araguaia, onde existem agências do Banco do Brasil. O Correspondente do Agronegócio atuaria com prioridade nos projetos do INCRA.


Autor: Jornal da Noticia com Ricardo Mason


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias