Domingo, 28 de Abril de 2024

Projeto de Savi para instalação de aparelho de raio-x em presídios começa a sair do papel




COMPARTILHE

Em recente coletiva à imprensa, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas, anunciou medidas que garantem melhorias à segurança pública de Mato Grosso. Entre os desafios está a construção de seis novas unidades prisionais no Estado sendo duas em Várzea Grande, uma em Juína e as demais em Sapezal, Peixoto de Azevedo e Porto Alegre do Norte, e a instalação de aparelho de raio-x na Penitenciária Central do Estado (PCE), o maior presídio de Mato Grosso.

A instalação do aparelho de raio-x atende ao projeto de lei 533/2012, de autoria do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), que determina que todas as penitenciárias localizadas no âmbito mato-grossense deverão ter, no mínimo, um aparelho de raio-x.

Segundo o republicano, o objetivo é coibir a entrada de drogas e objetos, a exemplo de celulares, nos presídios de Mato Grosso, que em sua opinião, já se tornou uma prática comum. Savi explica que, inúmeros boletins de ocorrências são registrados nas delegacias de polícia relatando esses casos. E, por conta disso, as revistas nas unidades prisionais acabam sendo mais rigorosas, ao ponto de expor a pessoa ao ridículo.

Por essa razão, o autor do projeto alega que através do aparelho de raio-x será possível constatar a presença de qualquer produto cuja utilização pelos presidiários seja proibida. “Outra questão, não menos importante, é a forma como o cidadão é tratado, principalmente as mulheres. Não que a polícia esteja errada. Ela precisa cumprir seu papel, mas é possível acabar com dois problemas de uma vez só. Estamos falando de seres humanos e a realidade dentro dos presídios nos preocupa. O Estado está de parabéns por se atentar a essa necessidade e agora, vamos lutar para que esse parelho seja instalado em outras unidades”, destacou o deputado.

NOVOS PRESÍDIOS – Com a construção de seis novas unidades prisionais o Estado pretende reduzir a superlotação nas cadeias públicas, que chega a 9.980 detentos, enquanto que o limite de vagas seria para apenas 6.100 presos.

O EQUIPAMENTO – Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, o equipamento já está instalado, em fase de ajuste do sistema, e, dentro de 30 dias o aparelho estará funcionando dentro da penitenciária localizada no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá. Pôssas, defende que a instalação do aparelho de raio-x também é uma maneira de humanizar as revistas, considerando que as mulheres precisam passar por uma vistoria íntima antes de entrarem na unidade.

Sobre a precisão do aparelho, Pôssas garantiu que este possui tecnologia que permite visualização das camadas da pele e cavidades do corpo humano, sem que o visitante necessite tirar a roupa, como é feito atualmente. O procedimento realizado com o auxílio de um scanner dura em média um minuto, sem qualquer tipo de constrangimento ao cidadão. 


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias