Domingo, 12 de Maio de 2024

Veja os 08 grandes políticos de Mato Grosso que figuram na lista de investigados pelo STF




COMPARTILHE

O inquérito que corre em segredo de justiça no Supremo Tribunal Federal (STF) foi desmembrado e vai investigar o “alto escalão” da política mato-grossense. No processo, há somente as iniciais de oito acusados, como mostra o quadro ao lado, cujos nomes puderam ser identificados por dedução.

O primeiro da lista é o senador Blairo Maggi (PR), BM, é o elo que levou a operação a instância superior. Também compõem o rol o governador Silval da Cunha Barbosa (PMDB), SCB, o conselheiro do TCE Sérgio Ricardo de Almeida, SRDA, o conselheiro aposentado Alencar Soares Filho, ASF, o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes Ferreira (PSB), MMF, e o presidente da Assembleia afastado pela Justiça deputado José Geraldo Riva, JGR.

Há ainda o HB, que pode ser o conselheiro do TCE afastado pela Justiça Humberto Bosaipo. A dúvida das iniciais se deve ao fato de Bosaipo ter Melo no nome e a abreviação correta seria HMB, além disso,  ele teria tido a casa “visitada” pela PF ontem, durante a Operação Ararath. As iniciais ES foram as únicas que o Rdnews não conseguiu identificar por dedução nesse primeiro momento. O estranho é que o nome de Eder de Moraes Dias não aparece entre os investigados do Supremo.

O processo tramita na esfera penal devido a crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores. A ação partiu do Ministério Público Federal  do Distrito Federal, que possui 1 volume, 45 apensos (anexos)  e 22 folhas. Chegou ao STF em 31 de março e havia sido distribuída para o ministro Celso de Mello. Em 2 de abril foi redistribuído para Dias Toffoli, que declarou segredo de justiça no dia 10.

Na terça (20), foram cumpridas as ordens de prisão e os mandatos de busca e apreensão que levou a detenção de Riva, Eder e do superintendente do BicBanco Luiz Cozzeol. Além das  buscas e apreensões na casa do governador Silval Barbosa (PMDB), no gabinete do prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB), no gabinete e residência do conselheiro do TCE Sérgio Ricardo, na casa do conselheiro aposentado Alencar Soares (PSD) e na casa e escritório de vários empresários.


Autor: RDNews


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias