Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024

Lesões musculares e articulares causadas pela sobrecarga nos exercícios de musculação




COMPARTILHE

A musculação é um fator muito procurado em academias em todo o mundo, um exercício físico caracterizado pela individualização cujo objetivo específico é o aumento de massa muscular do praticante. Utiliza-se para isso, aparelhos adequados e pesos livres que possibilitam o trabalho dos músculos. Considera-se que a musculação vem sendo bastante procurados pela imagem do corpo bonito, perfeito e ideal, os aspectos estéticos tem sido bastante evidenciados, e vem fazendo com que as pessoas se sacrifiquem sem pensar em seu bem estar de saúde, e com a falta de orientação pode levá-los a ter sérios problemas de saúde.

O treinamento de força conhecido como musculação, é denominado exercício contra resistência para desenvolver os músculos esqueléticos, que através dos equipamentos estabelece força oposta através das contrações musculares. A prática da musculação passou a ser um hábito comum nas academias, e a maioria dos praticantes não obtém consciência que a maioria dos movimentos corporais em excesso aumenta o peso na coluna lombar desde o caminhar.

Em academias de musculação é frequente encontrarmos pessoas fazendo atividades musculares sem o auxilio de um profissional capacitado para orientá-los durante a prática dos mesmos, com isto ocasionando lesões musculares e ou articulares uma das causas seria pela sobrecarga nos aparelhos de musculação.

Para alcançar objetivos, muitos indivíduos se sacrificam com dietas exercícios principalmente aqueles de sobrecarga, desrespeitando seu corpo, ou seja, indo além do seu gênero sexual, condições físicas entre outros aspectos.

As lesões musculares podem ser entendidas como alteração que promove mau funcionamento dos músculos, resultando em dor e desconforto. As lesões podem ser classificadas em agudas e crônicas. Sendo as lesões agudas frequentemente do resultado de acidentes nas salas de musculação, técnicas de aquecimento inadequado ou de não ser muito cuidadoso. A crônica é a lesão aguda que não melhorou dentro de um período de tempo razoável.

A prática excessiva pode vir a provocar alterações celulares e seguidas de necrose de fibra, obtendo alterações bioquímicas, sanguíneas, urinárias, aparecimento de células inflamatórias, liberação enzimática, dor nos músculos, e perda de força.

A falta de acompanhamento na prática da musculação é apontada como um dos principais motivos de causas de lesões musculares. Outro causa de lesões é a má postura na realização dos exercícios, no modo de pegar o peso, para não afetar a coluna vertebral durante os exercícios que é a que mais obtém sobrecarga, é necessário posição correta para prevenir possíveis lesões.

Para um bom andamento da musculação, deve levar em consideração a faixa etária, fator biológico para associar exercícios de acordo com condicionamento físico de cada um.

O risco de começar a fazer musculação sem orientação e preparação com objetivo de ganhar músculos, é que implica o uso excessivo de cargas pesadas, isso prejudica o crescimento da pessoa e pode levar a ter problemas na coluna.

Baseando-se nesses aspectos, concluímos que desde o momento que a pessoa esteja apta à prática do treinamento de forças, ela deve procurar um profissional especializado antes de iniciar a atividade, para que no futuro não ocorra nenhum risco à saúde.

 

* Patrícia Manzano é Acadêmica de Educação Física na Unemat  - Polo de Vila Rica 


Autor: Patrícia Manzano


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias