Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Assentamentos Rurais de Confresa devem sofrer varredura de órgãos fiscalizadores




COMPARTILHE

Ações de órgãos responsáveis por assentamentos rurais na região do Araguaia, em especial no município de Confresa, devem sofrer uma varredura por parte dos órgãos de fiscalização estadual e federal, inclusive podendo resultar em mais uma grande operação da policia federal.

De acordo com informações obtidas pelo Jornal da Noticia, em Confresa, as denuncias vão desde a aquisição de vários lotes por único dono, porem escondidos sob o nome de vários laranjas, ate propinas para pessoas ligadas aos vários órgãos de apoio a reforma agraria no municipio.

Tal ação, já estaria caminho no munícipio com o maior numero de assentados do Brasil, e teve suas investigações aceleradas após a operação "Terra Prometida", da Polícia Federal (PF), onde foram presos até os irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller, que conforme a denúncia apresentada pelo MPF à Justiça Federal, pertenciam a uma quadrilha investigada que realizava crimes de corrupção, fraudes, invasão de terras públicas e crimes ambientais.

A "Terra Prometida" apurou que um grupo criminoso procurava obter uma verdadeira “reconcentração fundiária” de terras da União que haviam sido destinadas à reforma agrária. Com ações ardilosas, uso da força física e até de armas, compravam a baixo preço ou invadiam essas áreas. A fraude pode ter onerado os cofres públicos em R$ 1 bilhão.

Esta semana estourou um novo escândalo de denúncias de corrupção e  propinas envolvendo funcionários e o chefe da unidade avançada do INCRA em Guarantã do Norte, o executor é ligado a vereadora do município, Edileusa Oliveira Ribeiro (PTC), presidente da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso (UCMT), e ao deputado federal Carlos Bezerra.

Na semana passada, o diretor-presidente da Empaer, Layr Motta, determinou o afastamento preventivo dos supervisores Luciana Alves de Freitas e Ivali Triches, eles eram lotados em Canabrava do Norte (983 km de Cuiabá) e Querência (724 km de Cuiabá) mas atuavam em Confresa.

A dupla é suspeita de aliciar pequenos produtores, cobrar taxas que deveriam ser gratuitas e desviar verbas públicas. Eles também eram funcionários fantasmas e atuavam fora do município no qual eram lotados.


Autor: Jornal da Noticia


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias