S�bado, 11 de Maio de 2024

Localização de Porto Alegre do Norte é o ponto forte para obras da usina termoelétrica




COMPARTILHE

Mais de R$ 70 milhões, este é o valor do investimento que uma empresa terá que fazer para construir uma usina termoelétrica no Norte Araguaia, capaz de gerar 20 mw de energia elétrica, através da queima de óleo diesel.

A notícia foi confirmada na semana passada, após o encontro dos prefeitos filiados a AMA, associação dos Municípios do Norte Araguaia com o Ministro de Minas e Energia, e ainda no encontro três cidades se candidataram a receber a obra: Vila Rica, Porto Alegre do Norte e Querência.

A escolha seria nos mesmos moldes da eleição que definiu que a construção do Hospital Regional do Norte Araguaia deveria ocorrer em Porto Alegre do Norte. Ou seja, cada prefeito tem um voto, e a maioria simples vence.

Para entender o porque que estes municípios querem receber a usina o Agência da Notícia preparou três reportagens especiais para esta semana, mostrando as potencialidades e os desafios de cada candidato, a começar por Porto Alegre do Norte.

A localização é o ponto forte da candidatura de Porto ALegre do Norte, de acordo com o prefeito Emival Freitas (PSD). "Como fica no centro da região, a distancia para todas as fronteiras é praticamente a mesma, o que permitirá uma economia na distribuição dessa energia", enfatizou o gestor, reforçando que a prefeitura não pretende, pelo menos por enquanto, fazer a doação de uma área para o investimento.

"A empresa tem áreas suficientes para a obra", comentou Emival. Ele ressaltou que a decisão de Porto Alegre do Norte participar da eleição foi decidida em conversas com empresários da região, que ponderaram sobre a importância da usina.

"Além disso esta é uma obra que vai gerar impostos para o município, além de postos de trabalho, tanto na execução da estrutura, como também quando estiver pronta, gerando energia", salientou Emival.

Outro ponto forte é que o município conta com uma empresa de fabricação de óleos vegetais e biodiesel, que com ajustes, poderia auxiliar no fornecimento de matéria prima para a usina.

As obras da usina estão previstas para começarem no início do ano que vem. O objetivo é dar estabilidade ao sistema de distribuição de energia no Norte Araguaia, que sofre com as constantes quedas e interrupções.


Autor: Agencia da Noticia


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias