S�bado, 11 de Maio de 2024

Inauguração da primeira ciclofaixa de Cuiabá reúne 300 ciclistas e outros simpatizantes




COMPARTILHE

Para comemorar os 296 anos de Cuiabá, a Prefeitura Municipal em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e Águas Puríssima inauguraram a  primeira  Ciclofaixa de Lazer da Capital. Cerca  300 ciclistas participaram do evento. Acompanhados pelo prefeito, eles fizeram a pedalada inaugural de 6,5 quilômetros entre a Arena Pantanal e o Parque Mãe Bonifácia.

A pista funcionará todos os domingos entre 7h e 17h. Para o prefeito Mauro Mendes, a ciclofaixa é um grande presente para Cuiabá. “Muito mais que pedalar por uma via na nossa cidade, é a disseminação de uma prática de esporte saudável e com segurança para todos”, disse. A circulação na ciclofaixa funcionará na “mão inglesa”, inversa ao sentido utilizado pelos veículos. Dessa forma, ao lado direito da ciclofaixa o sentido é de subida, enquanto o lado esquerdo, próximo à avenida, será de descida, assim como dos carros.

O 1º vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Edgar Teodoro Borges, falou sobre o surgimento da parceria e da execução do projeto que, segundo ele, influenciará positivamente na rotina esportiva dos cuiabanos. “A qualidade de vida do trabalhador é uma das grandes metas do Sistema Fiemt. Esperamos que este seja um espaço para a prática de esporte em família, que permita momento de lazer e alegria. Estamos muito satisfeitos com esta parceria”, afirmou.

Presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, destaca que em 2015 a Fiemt completa 40 anos e o apoio à Ciclofaixa de Lazer reforça o papel da instituição no desenvolvimento da sociedade. “Os meios de transporte que podem ser utilizados na ciclofaixa são sustentáveis e estimulam a educação ambiental, ao reduzirem a emissão de gases poluentes. Neste sentido, o Senai já atua em diversas frentes, entre elas o plantio de árvores para mitigação do CO2. Além de contribuir com o meio ambiente, as pessoas que utilizarem a faixa também estarão cuidando da sua própria saúde, pois como sabemos, exercícios liberam endorfina, que aumenta o bem estar e diminui o estresse. Isto é qualidade de vida, que engloba tanto a parte física como emocional de todos nós, trabalho este que o Sesi já executa nas indústrias.”, enfatiza.

Presidente da Associação MT Bikers, Fabian Martinelli destacou a dificuldade vivenciada até então pelos grupos que praticam o esporte pela cidade e, o que irá mudar com a implantação de um espaço adequado. “Estamos muito contentes e acreditamos que logo vamos conseguir com que muitos motoristas se acostumem com a presença da bicicleta no trânsito e entendam a importância desta atividade. Até o fim do ano gostaríamos de atingir 25 quilômetros de ciclovia e aumentar também o número de participantes da modalidade”, comentou. Atualmente Cuiabá já conta com 4.900 ciclistas ativos.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thiago França apontou a prática do ciclismo como uma forma de adaptação e conscientização, principalmente no trânsito. “É uma maneira de propor educação, respeito e compreensão entre motoristas, ciclistas e pedestres, já que o local também é usado para outras atividades como o skate, patinete e patins”, concluiu.

Durante o evento os participantes puderam utilizar o ‘Circuito do Bem Estar’, oferecido pelo Sistema Fiemt, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), que contou com: alongamento, quick massagem, aferição de pressão arterial, avaliação física, com cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), orientação nutricional, degustação da mistura matinal do Cozinha Brasil e gincanas. Além disso, pequenos reparos em bicicletas também foram realizados.


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias