Domingo, 28 de Abril de 2024

Como anda a sua fé em Deus hoje? Ela é a melhor forma de você enfrentar a velhice




COMPARTILHE

Infelizmente os idosos, em quase todo o mundo (em alguns países mais do que em outros), são objetos das mais variadas formas e níveis de negligência. A muitos deles são negados os direitos básicos de um ser humano: moradia, assistência médica adequada, alimentação, amizade, carinho, companhia. Bom seria se pudéssemos envelhecer desfrutando de todos esses benefícios.

Como nem sempre isso é possível, existe algo que todos os idosos podem ter, independentemente de outros direitos que lhes sejam negados: A FÉ EM DEUS. A fé durante a velhice, é a garantia de que venceremos os vários obstáculos nessa fase da nossa vida.

No Salmo 71 o autor que é idoso clama por ajuda, ora por livramento motivado por uma confiança alicerçada no cuidado de Deus. Ele determina que continue louvando a Deus, por mais que muitos não dêem valor aos idosos ou até zombam, para ele, Deus é o seu refúgio e suas misericórdias são imensuráveis.

O Salmista nos mostra que um ministério importante dos idosos é declarar as gerações mais jovens os maravilhosos feitos de Deus. Vemos aqui alguns aspectos dessa fé que devem permanecer a vida daqueles que na velhice, enfrentam problemas.

Uma fé resistente. Resistentes aos mais terríveis problemas: Livramento das mãos dos ímpios, do homem injusto, (v.4), Objeto de zombaria (portento) (v.7), falam mal (v.10). Resistente as Opiniões provocativas dos outros: (v.7, 10,11). Resistente ao tempo: Em ti tenho me apoiado desde meu nascimento: Os meus lábios estão cheios dos teus louvores continuamente: Esperarei sempre e te louvarei mais e mais: A minha boca relatará a tua justiça e de contínuo os efeitos da sua salvação: Tu me tens ensinado desde minha mocidade. (V.6, 8, 14, 15,17).

Uma fé que encontra ajuda em Deus. Que é refúgio: ...Em ti me refúgio; Seja tu para mim uma rocha habitável em que sempre me acolha: ...Mas tu és o meu forte refúgio. (v.1, 3,7). Que é esperança: ...Pois tu és a minha esperança: ...Quanto a mim esperarei para sempre, e te louvarei mais e mais. (v. 5,14). Que é justo: ...Livra-me por tua justiça: ...A minha boca relatará a tua justiça: ...Rememoro a tua justiça: ...Ora a tua justiça o Deus, se eleva até os céus: ...Igualmente a minha língua celebrará a tua justiça todo o dia. (v. 2, 15, 16, 19,24).

Que é poderoso: ...Sinto-me na força do Senhor teu Deus: ...Não me desampare ó Deus até que eu tenha declarado á presente geração a tua força: ...Grande coisa tem feito ò Deus, quem é semelhante a ti? (v.16, 18,19). Que é fiel e o Deus do seu povo: ...Eu também te louvo com a lira a tua verdade ó meu Deus: e cantar-te-ei salmos na harpa, ó Santo de Israel. (v.22). Uma fé que louva a Deus apesar das dificuldades: constantemente/Profusamente: ...Tu és motivo para os meus louvores constantemente: ...Os meus lábios estão cheios dos teus louvores continuamente. (v.6,8).

Crescentemente: ...Quanto a mim te louvarei mais e mais. V.(14). Por todos os motivos que podemos lembrar: Pelo o nascimento (v.6) / Pela pessoa do Senhor (v.6b) / Pela fidelidade e justiça de Deus (v. 22-24).

Uma fé que nunca abandona a sua missão: No passado: ...Tu tens ensinado ó Deus desde a minha mocidade até agora tenho anunciado as tuas maravilhas. (v.17). No Presente: ...Não me desampares, pois ó Deus, até à minha velhice e às cãs. (v.18a). No Futuro: ...Até que eu tenha declarado a presente geração, a tua força, e às vindouras, o teu poder. (v.18b).

Para Philip Dickerson (pastor Batista de 1882 momentos antes de morrer falou): Há setenta anos o Senhor tomou-me a seu serviço, e eu não tinha personalidade. Ele me deu um bom caráter, e por sua graça o conservei. Ter fé em Deus é a melhor maneira de viver a última fase da nossa vida.

Então como anda a sua fé em Deus hoje? Ela é a melhor forma de enfrentar a velhice.

 

*Dalmo Cruz Mendonça é Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil com especialização em Teologia e Filosofia.


Autor: Dalmo Cruz Mendonça


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias