S�bado, 11 de Maio de 2024

Pesquisa Mark diz que sem grande opositor, Mauro é favorito a reeleição em Cuiabá




COMPARTILHE

Na primeira pesquisa realizada no ano eleitoral em Cuiabá, o prefeito Mauro Mendes (PSB) segue como favorito para conquistar o segundo mandato a frente do Palácio Alencastro. É o que revela a pesquisa do Instituto Mark, contratada pelo FOLHAMAX, realizada entre os dias 15 e 18 de janeiro.

A pesquisa mostra o prefeito liderando com “folga” em todos os cenários avaliados pelo instituto. No 1º cenário, o socialista aparece com 32,6% das intenções de voto. Na segunda colocação, está o procurador da Fazenda Nacional, Mauro César Lara Barros (PSOL), com 18,4%, seguido pelo ex-vereador Lúdio Cabral (PT), com 13,4%.

Bem atrás, aparecem o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva (PDT), com 5,3%, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), com 4,5%, o deputado federal Valtenir Pereira (PMB), com 2,9% e o empresário João Dorileo Leal (PSDB) com apenas 1,6%. Não souberam ou não responderam somam 12,9%, enquanto 8,6% votariam branco ou nulo.

No 2º cenário, o Mark simulou a reedição do 2º turno das eleições de 2012, quando Mauro Mendes enfrentou Lúdio Cabral numa disputa acirrada. Porém, desta vez o atual prefeito tem larga vantagem sobre o petista.

Mauro aparece 48,4% das intenções de voto, contra 19% de Lúdio. Não souberam ou não responderam somam 17,9% e 14,% declararam que não votariam em nenhum dos candidatos.

Num “confronto” direto com o Procurador Mauro, o atual prefeito também lidera com ampla vantagem. O socialista tem 44,5% das intenções de voto, contra 22,5% do procurador. Estão indecisos 19,1% dos entrevistados, enquanto 14% declararam que anularão o voto.

A vantagem do prefeito é maior ainda no cenário em que disputa com o ex-juiz Julier Sebastião da Silva. Ele tem 54,4% dos votos contra apenas 4% do ex-magistrado. Nesta simulação, 22,1% não souberam ou não responderam, enquanto 19,5% dos entrevistados declararam que anulariam o voto.

Quando a simulação é contra João Dorileo Leal, o prefeito tem 52,8% das intenções de voto contra 7,2% do dono do grupo Gazeta de Comunicação. Neste quadro, os eleitores indecisos somam 21,7% e 18,3% declararam que anulariam o voto.

Na “reedição” do 2º turno das eleições de 2008, o prefeito, desta vez, derrotaria o deputado Wilson Santos com ampla vantagem. Mauro aparece com 52,5% contra 7,6% do ex-prefeito. Neste cenário, 21,2% não souberam ou não responderam, enquanto 19% votariam branco ou nulo.

Já no confronto contra o deputado Valtenir Pereira, o atual prefeito possui a preferência de 52,8% dos entrevistados contra 8,4% do parlamentar. Declararam que anulariam o voto 20,9% enquanto 19,9 votariam branco ou nulo.

O Mark ainda fez simulações em que o prefeito não seria candidato a reeleição. Nelas, Lúdio Cabral e Procurador Mauro aparecem com destaque, mas sem grande vantagem sobre os possíveis adversários.

O Instituto Mark ouviu 580 servidores em 70 bairros de Cuiabá. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 02318/2016.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, o prefeito Mauro Mendes também aparece como líder. Ele possui 22,6% das intenções de voto com larga vantagem sobre os possíveis adversários.

Em segundo lugar, Lúdio Cabral aparece com apenas 2,1%, seguido pelo Procurador Mauro, com 0,9%. Wilson Santos tem 0,7%, Roberto França possui 0,5%, 0,3%.

Guilherme Maluf (PSDB), Haroldo Kuzai (SD) e Allan Kardec (PT) possuem 0,2% cada. Não souberam ou não responderam somam 68,8% enquanto 3,6% disseram que anularão o voto.


Autor: Gilson Nasser com FolhaMax


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias