Domingo, 28 de Abril de 2024

Campanha de Combate ao Aedes visita mais de 17 mil imóveis em Várzea Grande




COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde apresenta balanço das atividades realizadas no primeiro mês de trabalho e execução do Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypit lançado no dia 13 de fevereiro. Até o momento já foram visitados 17.280 imóveis dos bairros Ponte Nova, Ponte Velha, Alameda, Vista Alegre, Vila Sadia, Sadia Oeste, Construmat, Manga, 31 de março, Cristo rei, Dom Bosco, Lagoa do Jacaré, Hélio Ponce de Arruda, Noise Curvo, Beira Rio e Carrapicho.

Conforme levantamento feito pela Equipe Técnica da Vigilância em Saúde do município, do montante de imóveis visitados 2.666 foi constatado focos do mosquito, 1.937 receberam tratamento com larvicida aplicado pelos Agentes de Combate a Endemias, 3.143 imóveis estavam fechados e 30 moradores recusaram entrada dos agentes para realização das visitas domiciliares. “Nesse primeiro mês de trabalho podemos avaliar de forma positiva a atuação das equipes do município. Isso se deve também a colaboração por parte da população que permitiu a entrada das equipes em suas casas. É um fator essencial para o êxito do plano que tem como meta a erradicação do mosquito”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Juliano Melo.

Estão envolvidos na mobilização Agentes de Combate a Endemias, Bombeiros, Técnicos da Vigilância Sanitária, o Centro de Controle de Zoonozes, Agentes Comunitários de Saúde, soldados do Exército, Aeronáutica, Defesa Civil e equipes das secretarias municipais de Viação, Obras e Urbanismo e Serviços Públicos e Mobilidade Urbana que promovem a limpeza e retirada de lixos e bolsões de lixos, além da participação ativa das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e Educação, Cultura, Esporte e Lazer. "O mosquito agora não é só transmissor da Dengue, ele transmite também outras doenças como zika vírus e chikungunya , por isso deve ser eliminado pelas consequências e sequelas que essas doenças causam aos ser humano", ressaltou Juliano Melo.

Juliano informou ainda que o trabalho está sendo desenvolvido na região do Grande Cristo Rei até sexta-feira, dia 04 de março. Depois de atendida essa região o mutirão de combate segue para o Grande Centro de Várzea Grande cujas atividades iniciam no dia 05 de março e encerram dia 17.  A data do dia 11 será o Dia D dessa região onde concentrará grandes ações de mobilização popular.

O terceiro setor definido para receber a ação do Plano Municipal de Combate ao mosquito abrange os bairros Jardim Glória, Mappin e região. As ações iniciam no dia 19 de março e encerram no dia 31 de abril. O Dia D será no dia 25 de março. A quarta e última etapa do Plano será no bairro São Matheus e região com início das atividades de coleta de lixo no dia 02 e encerramento no dia 09 de abril. O Dia D será no dia 08 de abril. Os setores foram divididos com base na população total do município de Várzea Grande, cerca de 200 mil habitantes. Em cada etapa serão visitados em média 30 a 40 mil imóveis.

Estão envolvidas nesta ação todas as pastas da administração pública com trabalho específico dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias responsáveis pelas vistorias dos imóveis.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias