Neste ultimo dia 09 de agosto, os vereadores de Cuiabá aprovaram as contas de gestão do ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (DEM), relativas ao ano de 2016. As contas foram colocadas para votação quase 7 meses após serem encaminhadas à Câmara Municipal de Cuiabá.
Apenas o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Justino Malheiros (PV), não votou, por estar ausente. O relatório das contas foi realizado pelo vereador Felipe Wellaton (PV), membro da Comissão de Execução Orçamentária, que sugeriu a aprovação.
O projeto chegou a ser colocado para apreciação do plenário ainda no mês de abril, mas a votação foi prorrogada em razão do pedido de vista do vereador Elizeu Nascimento (PSDC), que alegou ter dúvidas quanto à matéria.
Ontem, os vereadores fizeram questão de destacar que não foram pressionados a votar a favor das contas em virtude da candidatura de Mendes ao Governo do Estado.
Mendes é candidato por uma coligação que engloba o DEM, PDT, PSD, MDB, PSC, PMB , PTC e PHD - e a possível reprovação das contas poderia vir a prejudicar sua candidatura.
Os vereadores Abilio Junior (PSC) e Chico Leblon (PRP), aproveitaram para afirmar que a aprovação de Mendes e seu reconhecimento junto à população como um bom gestor só foi possível graças ao apoio do governador Pedro Taques (PSDB), que disputa contra Mendes o comando do Palácio Paiaguás.
O vereador Abilio, inclusive, chegou a citar que sem o apoio do Estado obras importantes, como o Hospital São Benedito e o novo Pronto-Socorro sequer teriam saído do papel.