Jornal da Noticia - Mato Grosso
   Seja Bem Vindo (a) hoje é 31 de julho de 2026  
 
 
17/06/2019 - 09:12:12
Prefeitos do Norte Araguaia opinam sobre pavimentação da BR-158 na reserva Marawãtsédé

Na última sexta-feira (14) foi realizada na cidade de Água Boa audiência pública com o foco em infraestrutura, contando com o Ministro da pasta, Tarcísio Gomes. As principais pautas eram a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), além da pavimentação de rodovias federais, como a 158 e 242.

A BR-158 foi a mais citada. O trecho conhecido como Contorno Leste, foi descartado pelo governo federal, mesmo já possuindo licença ambiental e estando com um dos dois lotes licitado. O traçado original, que passa dentro da terra indígena Marawãtsédé, deve ser o escolhido pelo governo Bolsonaro.

Estiveram presentes na audiência convocada pelo deputado estadual Nininho (PSD), além do ministro Tarcísio e demais autoridades do cenário nacional e estadual, o senador Wellington Fagundes (PR) e o governador de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM). Para Mauro “a ligação das outras cidades com a BR-158 é uma responsabilidade nossa, enquanto Estado, e nós vamos fazer as ligações. Mas, não podemos permitir que umas poucas pessoas, ligadas a ONGs internacionais que defendem produtores americanos, que defendem outros interesses e não os nossos, imponham essa derrota ao povo desse Estado.”.

Também estiveram presentes na audiência prefeitos das cidades da região, como por exemplo a prefeita de São Félix do Araguaia Janailza Leite (SD), Valtuir Cândido (PSC) de Alto Boa Vista e Daniel do Lago (PDT) de Porto Alegre do Norte. Suas cidades, além de várias outras do Araguaia, serão diretamente afetadas pela pavimentação da BR-158, seja via Contorno Leste, seja via traçado original.

São Félix do Araguaia - A prefeita Janailza acredita na viabilidade do projeto e elogia o atual governador do estado por estar sempre com os pés no chão “as decisões que são tomadas não são aventureiras, são futuras realidades” completa. Apesar dos elogios, a prefeita defende o projeto que está mais adiantado, que é o do Contorno Leste “se tiver tudo encaminhado como disseram, eu defendo o que está mais pronto. Esperar todas as licenças novamente pode ser um problema” disse Janailza.

Alto Boa Vista - O prefeito Valtuir diz já ter recebido toda a documentação, inclusive ambiental, dos estudos e licenças feitas pelo Contorno Leste, próximo à sua cidade. Valtuir expressa sua preocupação com o tempo para a aquisição das novas licenças, pelo novo traçado sugerido “o mais importante e o que nós precisamos é da 158 pavimentada” frisou o prefeito.

Para o executivo, hoje em dia o Contorno Leste já é chamado de traçado original, por todo o adiantamento em que se encontra “pelo contorno, mais municípios seriam beneficiados pela pavimentação” ressalta. Apesar de entender que pelo contorno a obra ficaria mais cara, a sua rapidez na entrega é um ponto que o prefeito aposta. Preocupado com o desenvolvimento, não só de sua cidade, mas de toda a região. Pelo traçado original, o trecho de deslocamento à Alto Boa Vista ficaria em torno de 26km, porém Valtuir destaca “eu não penso apenas no desenvolvimento de Alto Boa Vista, mas sim, de todas as cidades na região” completa. 

Porto Alegre do Norte - O prefeito Daniel apoia a ideia do traçado original pautando sua escolha pelo valor que será investido caso seja feito pelo Contorno Leste “é quase quatro vezes maior do que o traçado original” afirma. O prefeito afirma que o traçado original atenderia todo mundo. Diferentemente dos demais colegas, Daniel está preocupado com o valor a ser gasto na obra “a nossa realidade atual é que nem orçamento para essa obra nós temos” explicou. De acordo com o executivo, os envolvidos na obra ainda terão muita luta para conseguir inserir o trecho no orçamento para o próximo ano. 

Fonte: João Pedro Donadel com Semana7
 
  FAÇA SEU COMENTÁRIO
 
COMPARTILHE
Prêmio Nobel - Por Renato de Paiva Pereira
Por: Renato de Paiva Pereira
Falha de energia e a reparação do dano - Por Victor Humberto Maizman
Por: Victor Humberto Maizman
Habilidades pessoais para o futuro - Por Valdiney de Arruda
Por: Valdiney de Arruda
Como você avalia o presidente Bolsonaro?
 
Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo
Neutro

 
 
 
Untitled Document

Copyright - Jornal da Notícia
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

 


 
CONTATO
contato@jornaldanoticia.com.br