Polícia Civil do Pará em ação conjunta com o Ministério Público Estadual deflagraram, na manhã desta sexta-feira (26), a “Operação Meiose”, dando cumprimento em 6 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão.
Durante a operação foram presos, Danner Rhegis Gomes Vieira, conhecido por “Régis”, Jordânia Soares de Souza, que é esposa do acusado, e a prisão do ex-identificador civil do município de Rio Maria, Rufino Brasil Neto.A prisão de Danner e sua esposa, ocorreu na Fazenda Amanda Gabriela, localizada no município de Conceição do Araguaia no Pará.
Rufino, ex-identificador civil do município de Rio Maria é apontado como um dos integrantes da associação, responsável pela inserção dos dados falsos no sistema oficial que criava as identidades falsas. “Régis” é apontado como líder da associação criminosa, e possuidor de vários nomes falsos. Já Jordânia, é possuidora de vários outros nomes falsos, também usados pela associação criminosa.
Os mandados foram emitidos pelo juízo criminal da Comarca de Redenção e cumpridos nas cidades de Conceição do Araguaia, Rio Maria e Redenção no Pará. As investigações apontaram que a associação criminosa se aperfeiçoava na emissão de documentos falsos, criando pessoas fictícias, com os quais a quadrilha atuava na contratação dos mais variados serviços e produtos bancários.
A operação “Meiose”,visa combater uma quadrilha especializada nos crimes, popularmente chamados de crimes “do colarinho branco”, dos mais variados, que atua na região, dentre os crimes estão: os de lavagem de dinheiro, estelionato, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informática, e associação criminosa.
Segundo o delegado Lucio Flavio Andrade, o grupo criminoso agia da seguinte forma: “Uma vez criada uma pessoa fictícia, o grupo criminoso passava a aplicar vários golpes, como por exemplo, comprar veículos de luxo, financiados e alienados, em nomes falsos, para posteriormente os revender”. Descobrimos um montante, somente em veículos, no valor de mais de 3 milhões de Reais, dos os mais variados veículos, de caminhões, a Camaro Amarelo e caminhonetes de luxo”, explica.
Após a análise de todos os documentos e objetos apreendidos, e com as prisões efetuadas, acredita-se que novos crimes e novos integrantes do grupo criminoso possam ser descobertos. Na operação foram apreendidos diversos veículos de luxo, dentre eles: 1 quadriciclo, uma retroescavadeira, no valore de aproximadamente R$ 500 mil reais, todos comprados fraudulentamente, em nomes falsos e financiados pelo sistema bancário.
A investigação esteve sob presidência do delegado Lúcio Flávio Andrade, do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), e contou com o apoio efetivo da Superintendência Regional do Araguaia Paraense, Superintendente delegado Luiz Antônio Ferreira. Além do apoio do Ministério Público Estadual, promotor de justiça André Cabalcanti, os quais acompanharam as diligências.