Jornal da Noticia - Mato Grosso
   Seja Bem Vindo (a) hoje é 30 de julho de 2026  
 
 
20/07/2020 - 21:00:00
Após justiça afastar prefeita, Zé Divino toma posse como prefeito de São Félix do Araguaia

O servidor público federal, José Divino Martins da Rocha, o Zé Divino (PSB) é o novo prefeito de São Félix do Araguaia. Ele chegou ao cargo nesta segunda-feira, 20, empossado pela Câmara, em razão do afastamento por decisão judicial da titular, Janailza Taveira (SD), a gestora afastada disse que esta recorrendo da decisão.

O afastamento da prefeita foi decidido no dia 17, pelo juiz Ivan Lúcio Amarante, da 2ª Vara da comarca de São Félix numa ação civil pública proposta por Thais Mani Bezerra de Sousa, que a acusa de dificultar, embaralhar e pressionar integrantes de uma Comissão Processante da Câmara, que a investigou.

Essa investigação desembocou numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que na próxima quinta-feira votará a cassação de Janailza, que é acusada de improbidade administrativa na construção de pontes no período de 2017 a 2019. A relatora da CPI, Patrícia Paiva (PSD) disse que há coisas muito graves (na investigação), mas não antecipou o teor do relatório que apresentará.

A sessão para a posse de Zé Divino, na tarde desta segunda-feira, foi dirigida pela presidente da Câmara, Rita de Cássia Gomes (MDB). Em razão da pandemia do coronavírus o ato não contou com a participação popular.

Janailza é advogada e pela primeira vez exerce mandato eletivo. Com destaque nos meios políticos se elegeu segunda vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), entidade que é presidida pelo não-prefeito Neurilan Fraga. Antes do afastamento a prefeita era apontada na condição de virtual candidata à reeleição.

No entendimento de analistas o afastamento prejudica os planos políticos de Janailza. Porém, seu futuro na vida pública será definido pelos nove vereadores de seu município, na quinta-feira. Se condenada ficará inelegível. Se absolvida, ganhará salvo-conduto. Mais que a apuração sobre existência ou não de improbidade na obra das pontes, está em jogo o rumo das eleições deste ano.

Fonte: Eduardo Gomes com A Boa Midia
 
  FAÇA SEU COMENTÁRIO
 
COMPARTILHE
Prêmio Nobel - Por Renato de Paiva Pereira
Por: Renato de Paiva Pereira
Falha de energia e a reparação do dano - Por Victor Humberto Maizman
Por: Victor Humberto Maizman
Habilidades pessoais para o futuro - Por Valdiney de Arruda
Por: Valdiney de Arruda
Como você avalia o presidente Bolsonaro?
 
Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo
Neutro

 
 
 
Untitled Document

Copyright - Jornal da Notícia
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

 


 
CONTATO
contato@jornaldanoticia.com.br