Jornal da Noticia - Mato Grosso
   Seja Bem Vindo (a) hoje é 29 de julho de 2026  
 
 
01/11/2020 - 18:27:25
Forças Armadas vão reforçar a segurança de 11 municípios do Araguaia durante as eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de militares das Forças Armadas para 29 municípios em quatro estados, sendo 21 em Mato Grosso, 11 deles na região Araguaia. O objetivo é garantir a segurança das eleições deste ano. A decisão foi tomada durante sessão administrativa na quinta-feira (29).

Os municípios indicados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pediram reforço federal a fim de garantir a votação e a apuração dos votos. A maior parte das solicitações para cidades mato-grossenses foi para aldeias indígenas. Presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli, afirmou que é essencial a participação das Forças Federais para a segurança do processo eleitoral.

“Cabe destacar que, no Estado de Mato Grosso, a imprescindibilidade da ajuda da Força Nacional nos trabalhos eleitorais se justifica em razão da intensa animosidade existente entre algumas etnias indígenas, exacerbadas pelas constantes disputas políticas locais principalmente por ocasião da realização dos pleitos municipais. Vale salientar, também, que é significativa a quantidade de eleitores indígenas que votam em diversas seções eleitorais deste Estado, o que os tornam vítimas frequentes de assédio por parte de candidatos e partidos políticos, podendo ensejar a ocorrência de diversos ilícitos eleitorais, tais como transporte irregular e arregimentação de eleitores, compra de votos, dentre outros”.

A decisão do TSE foi por unanimidade. Os outros estados que foram contemplados são Alagoas, Amazonas e Tocantins.  A presença das Forças Armadas foi consentida por meio de decreto presidencial.  

Os municípios da região Araguaia que vão ter presença das forças armadas são:  Barra do Garças; Alto Boa Vista; São Félix do Araguaia; Santa Terezinha; Campinápolis; Confresa; Porto Alegre do Norte; São José do Xingu; Nova Nazaré; Querência e Gaúcha do Norte.

Fonte: Redação AMZ Noticias
 
  FAÇA SEU COMENTÁRIO
 
COMPARTILHE
Prêmio Nobel - Por Renato de Paiva Pereira
Por: Renato de Paiva Pereira
Falha de energia e a reparação do dano - Por Victor Humberto Maizman
Por: Victor Humberto Maizman
Habilidades pessoais para o futuro - Por Valdiney de Arruda
Por: Valdiney de Arruda
Como você avalia o presidente Bolsonaro?
 
Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo
Neutro

 
 
 
Untitled Document

Copyright - Jornal da Notícia
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

 


 
CONTATO
contato@jornaldanoticia.com.br