Jornal da Noticia - Mato Grosso
   Seja Bem Vindo (a) hoje é 29 de julho de 2026  
 
 
05/01/2022 - 13:20:00
Governo do Tocantins reforça apoio a população de cidades alagadas pelas enchentes

Desde o dia 24 de dezembro de 2021, as atenções do Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), via Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), têm se voltado para as cidades com problemas em razão das fortes chuvas.

De norte a sul, centenas de famílias já ficaram desabrigadas ou desalojadas por conta da cheia dos rios e lagos nas proximidades das Usinas Hidrelétricas, em algum ponto do Tocantins.

Nesta quarta-feira, 5, completa-se 12 dias de atuação, com bombeiros militares em todas as regiões do Estado levando algum tipo de apoio. Atualmente, o principal ponto de trabalho das equipes é no extremo norte do Tocantins, sobretudo nas cidades de Sampaio, São Miguel e Araguanã.

Os trabalhos dos bombeiros militares integram a Força-Tarefa criada pelo Governo do Tocantins, e visam levar alimentos para as famílias isoladas pelas águas, bem como auxiliar na retirada daquelas que estão ilhadas precisando de um novo abrigo.

Nesses 12 dias de atuação, o Corpo de Bombeiros Militar levou apoio às cidades de Peixe, na região sul do Estado; Paranã, no sudeste; e também àquelas que estão às margens do Rio Tocantins entre Pedro Afonso e Esperantina, num trecho de aproximadamente 600 km. O percurso foi percorrido com embarcações da corporação, levando ajuda e alimentos aos desabrigados. 

O Boletim de ação da Cepdec desta quarta-feira, 5, aponta que até o momento já são 296 pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações nos municípios de Araguanã, Axixá do Tocantins, Itaguatins, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso.

E outras 236 pessoas estão desalojadas nos municípios de Araguanã, Axixá do Tocantins, Paranã, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Tupirama, Tupiratins, Palmeirante, Bom Jesus, São Sebastião, São Miguel, São Sebastião, Sampaio e Itaguatins.

Hoje 36 municípios estão afetados e ou monitorados. A Vazão das Usinas Hidrelétricas se mantém estáveis, com certa baixa para UHE - Peixe, que opera na média 6.000, a qual esteve no pico de 14.000 m3/s.

Fonte: AMZ Noticias com Luiz H.Machado
 
  FAÇA SEU COMENTÁRIO
 
COMPARTILHE
Prêmio Nobel - Por Renato de Paiva Pereira
Por: Renato de Paiva Pereira
Falha de energia e a reparação do dano - Por Victor Humberto Maizman
Por: Victor Humberto Maizman
Habilidades pessoais para o futuro - Por Valdiney de Arruda
Por: Valdiney de Arruda
Como você avalia o presidente Bolsonaro?
 
Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo
Neutro

 
 
 
Untitled Document

Copyright - Jornal da Notícia
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

 


 
CONTATO
contato@jornaldanoticia.com.br