Ostentar a pompa de um arauto... foi o que eu pensei ao anunciar a chegada de Felipe Ricas Palhares Moraes, dada a importância que dou ao fato. Depois, menos emocional do que racional, eu conclui que falar do nascimento de meu segundo neto podia assemelhar-se mais apropriadamente ao papel de um anfitrião cheio de expectativas positivas. Mas o que eu sei mesmo é que me cabe, tão somente, encarnar a figura de um avô coruja, que é o que eu realmente sou.
Ave Felipe! Bem vindo seja a bordo de uma nau chamada Planeta Terra, que navega por esse Universo sem fim. Junte-se a nós em uma viagem maravilhosa, que segue uma rota de navegação às vezes precisa; às vezes incerta, mas que mantém inexoravelmente um curso.
Seja nosso companheiro nessa viagem especial, um périplo cheio de riscos e dificuldades, mas que também nos proporciona momentos felizes, de grandes alegrias e intenso prazer.Você acaba de embarcar em uma epopeia com propósito e duração determinados, sem que jamais seja facultado a quem quer que seja conhecer com precisão o seu enredo ou desfecho.
Podemos, no máximo, fazer algumas especulações, somente isso. A sua companhia já era esperada por nós, há algum tempo, com muita ansiedade. A sua família, integramos uma torcida organizada que atua pelo seu sucesso, ansiosos para que você tenha uma vida plena de realizações.
Neste momento, todos nós nos irmanamos em uma corrente de vibrações positivas, provendo cuidados especiais em prol de seu crescimento físico e mental, de sua saúde perfeita, de seu desenvolvimento integral.
Recorrer ao poeta para lembrar que este é um momento especial, pode fazer todo o sentido: “Aqui na terra tão jogando futebol. Tem muito samba, muito choro e Rock and Roll. Uns dias chove, noutros dias bate o sol. Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta”.
De futebol, então, a gente tem tido overdoses ininterruptas, muito embora sem prejuízo das demais condições citadas, tanto as positivas quanto as negativas. Infelizmente, porém, nem a principal novidade adotada em gramados russos, o tão falado “árbitro de vídeo”, consegue dirimir todas as dúvidas que permeiam uma jogada.
Se a situação é assim no futebol, imagine no dia a dia, que não nos permite qualquer paralisação, por mínima que seja, para revisarmos uma decisão. A propósito, as dúvidas suplantam de longe as certezas deste feito memorável que é a vida, não menos desconhecida do que formidável, onde muitas vezes nos sentimos na rota pré-definida, navegando com velas enfunadas em um mar de rosas; e, em outras, que a nau está completamente à deriva, enfrentando furacões e borrascas amedrontadoras.
Seria esse o tempero da viagem, o condimento que aguça o paladar da vida e a torna mais prazerosa? Quem sabe? Que fique claro, contudo, que é muito bom acolhê-lo entre nós, que a partir de agora você é um passageiro especial em nossa embarcação, com direito a escolher a missão com a qual se identificar melhor, ou aquela que melhor lhe aprouver. Que fique evidente que todos nós nos exultamos com a sua companhia, com a evolução que você há de experimentar ao viver a vida.
Saiba que é demais de prazerosa a sensação de tê-lo entre nós. Que você siga a sua própria rota, fazendo seguidas descobertas importantes, como os grandes navegadores da história.
*Luis Cesar Moraes é jornalista em Cuiabá