Jornal da Noticia - Mato Grosso
Seja Bem Vindo (a) hoje é 31 de julho de 2026
Artigo
21/02/2019 - 09:01:09
Autor: AMZ Noticias com Diário de Cuiabá
 
Dados mostram que mais de 70% dos atendimentos em UPAS não são casos de urgência

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que a maioria dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá ainda procura atendimentos nas unidades de urgência e emergência de maneira equivocada.

Os dados mostram que, apenas em 2018, a Prefeitura de Cuiabá realizou mais de 250 mil atendimentos nas UPAs e policlínicas. Do total, 174 mil (72%) desses atendimentos foram classificados como verdes e  azuis, e na prática, deveriam ser atendidos na rede de atenção básica sem prejuízos à saúde, ou seja, nos 21 centros de saúde.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni, essa procura inadequada aos pronto-atendimentos 24 horas, além das superlotações corriqueiras, gera constrangimentos. “Por serem unidades 24 horas as pessoas acabam buscando atendimentos nestes locais porque sabem que têm médico disponível a qualquer momento para atendê-los, enquanto que nos postos de saúde esses atendimentos são das 8 horas às 17h.

Entretanto, é preciso que a população compreenda que as UPAs Morada do Ouro e Pascoal Ramos e as policlínicas do Planalto, Verdão, Coxipó e Pedra 90 são unidades destinadas aos atendimentos de urgência e emergência com a finalidade principal de estabilização de pacientes com quadro clínico grave”, disse por meio da assessoria de imprensa.

Dessa forma, conforme ele, o local sempre dará prioridade para os amarelos, vermelhos, roxos e laranjas que são referenciados na classificação de risco como casos graves. “Os verdes que podem esperar até seis horas para serem atendidos, acabam superlotando as salas de espera das unidades e isso gera um desgaste físico e emocional tanto para os pacientes quanto para a equipe médica”, frisou Raboni.

Conforme a prefeitura, as cores referendadas fazem parte do protocolo usado por Cuiabá para levar acolhimentos mais humanizados à população. “A ferramenta é utilizada nos principais serviços de urgência e emergência de unidades públicas e privadas do país para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco e agravos à saúde. Ou seja, trata-se da priorização do atendimento, após uma avaliação do paciente, realizada por um profissional devidamente capacitado, do ponto de vista técnico e científico”, destacou.

Dessa forma, os casos verdes e azuis devem ser direcionados para as unidades de saúde mais próximas da residência do usuário, com horário marcado ou por hora de chegada. Normalmente são direcionados às Unidades Básicas de Saúde - UBS ou Programa de Saúde da Família - PSF casos como queixas crônicas, e/ou agudas como resfriados, contusões, escoriações, dor de garganta e ferimentos, que não requerem pontos, e outros.

Conforme a diretora da atenção básica de Saúde da SMS, Miriam Pinheiro, embora as unidades básicas de saúde não fiquem abertas 24h elas estão melhores preparadas para acolher os pacientes verdes e azuis. “Estamos preparados para receber, avaliar e investigar os sintomas que levaram este público a procurar as UPAs e policlínicas. Além disso, temos diversos programas de Saúde da Família para atuar na prevenção às doenças e promoção à Saúde. A atenção básica está recebendo um olhar diferenciado do prefeito Emanuel Pinheiro que tem atuado na reestruturação é revitalização das unidades justamente para prestarmos um atendimento cada vez mais humanizado a estas pessoas”, reforçou.     

  FAÇA SEU COMENTÁRIO
 
COMPARTILHE
 
Prêmio Nobel - Por Renato de Paiva Pereira
Por: Renato de Paiva Pereira
Falha de energia e a reparação do dano - Por Victor Humberto Maizman
Por: Victor Humberto Maizman
Habilidades pessoais para o futuro - Por Valdiney de Arruda
Por: Valdiney de Arruda
Como você avalia o presidente Bolsonaro?
 
Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo
Neutro

 
 

Copyright - Jornal da Notícia
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia
AMZ Comunicação & Publicidade Ltda.

 


 
CONTATO
contato@jornaldanoticia.com.br