Jornal da Noticia - Mato Grosso
Seja Bem Vindo (a) hoje é 30 de julho de 2026
Artigo
01/10/2019 - 19:08:03
Autor: Edurado Gomes com ABoaMidia
 
Maurício Tonhá se filia ao Democratas e deve disputar as eleições em Água Boa

Longe dos caciques da sigla em Mato Grosso, Maurício Tonhá se filia ao Democratas nesta terça-feira, 1°, em Água Boa. O ato é apontado como o primeiro passo para a disputa da prefeitura em 2020, muito embora o novo democrata adote uma postura tucana não assumindo nem descartando sua eventual candidatura para suceder o prefeito Mauro Rosa, o Maurão (PSD).

No dia 26, em Cuiabá, Tonhá confirmou que se filiaria ao DEM, mas saiu pela tangente sobre candidatura ou não, deixando tudo no condicional, o que em política significa com todas as letras: serei candidato.

Tonhá já pertenceu ao PFL, antecessor do Democratas. Depois se filiou ao PPS e ao PR, sempre acompanhando o ex-governador Blairo Maggi, que mais tarde seria senador e ministro da Agricultura. Com Blairo afastado da política, ele formaliza sua volta ao antigo partido, que mesmo no período de seu desligamento sempre o apoiou.

Empresário conhecido nacionalmente pelos grandes leilões que promove por meio de seu empresa Estância Bahia, Tonhá foi vereador e presidente da Câmara de Água, e prefeito em dois mandatos consecutivos naquele município. Em ambos os mandatos seu vice foi o advogado Luiz Schuster (MDB).

A filiação de Tonhá será conduzida pelo dirigente democrata no município e vereador Ari Zandoná. Faltando um ano para a eleição municipal é cedo para se falar em composição de chapas e até mesmo afunilamento da disputa, mas entre os que deverão concorrer não há novidade. Além de Tonhá, tendem a ser candidatos o cirurgião Mariano Kolankiewicz Filho, o Dr. Mariano (filiado ao PSDB, mas com os dois pés no MDB); e a vice-prefeita tucana Rejane Garcia.  

Eleições acirradas. - Tonhá disputou a prefeitura três vezes e perdeu a primeira. Já Dr. Mariano foi candidato a prefeito em 2012 recebeu 49,47% da votação (5.613 votos) sendo derrotado pelo atual prefeito Maurão por diferença irrisória. Em 2020, ninguém duvida disso em Água Boa, o grande aliado de Dr. Mariano será o deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), único representante do Vale do Araguaia na Assembleia Legislativa e, além disso, morador em Água Boa.

Dr. Eugênio foi vereador e concorreu a prefeito em 2016 recebendo 3.645 votos (31,73%) enquanto Maurão, então disputando e reeleição, se sagrou vencedor, cravando 7.843 (68,27%).

Agora, com mandato de deputado, ele aumenta sua força política e, além disso, na condição de integrante da base de sustentação do governador democrata Mauro Mendes, poderá neutralizar sua participação na disputa em Água Boa, pois a cultura política nos mostra que não é recomendável governador contrariar quem aprova suas leis e suas contas. Tonhá evitou a imprensa sobre sua filiação. A informação sobre ela partiu de políticos em Água Boa.

INDICATIVO – Recentemente a Rádio Interativa FM divulgou uma pesquisa de intenção de voto para prefeito. O nome de Tonhá despontou com 49,05% (145 indicações) da preferência de 296 eleitores pesquisados, resultado que se considerada a margem de erro de 4,9% para mais ou menos lhe garantiria o direito de administrar sua cidade por mais quatro anos. O segundo colocado foi Dr. Mariano, com 18,2% (54 indicações),  a pesquisa reflete o pensamento no momento, mas não deixa de ser um indicativo de que Tonhá e Dr. Mariano poderão afunilar a disputa em Água Boa.

ÁGUA BOA – No centro geodésico do Brasil, Água Boa tem 25.721 habitantes e 15.689 eleitores. A rodovia BR-158 cruza a área urbana de sua sede. A base econômico é a agropecuária. O município ganhará acesso com  383 quilômetros de extensão pela Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) à Ferrovia Norte-Sul, em Mara Rosa (GO). Esse trecho ferroviário deverá começar em janeiro de 2020 e o presidente Jair Bolsonaro quer inaugurá-lo antes do fim de seu mandato.

  FAÇA SEU COMENTÁRIO
 
COMPARTILHE
 
Prêmio Nobel - Por Renato de Paiva Pereira
Por: Renato de Paiva Pereira
Falha de energia e a reparação do dano - Por Victor Humberto Maizman
Por: Victor Humberto Maizman
Habilidades pessoais para o futuro - Por Valdiney de Arruda
Por: Valdiney de Arruda
Como você avalia o presidente Bolsonaro?
 
Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo
Neutro

 
 

Copyright - Jornal da Notícia
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia
AMZ Comunicação & Publicidade Ltda.

 


 
CONTATO
contato@jornaldanoticia.com.br