Jornal da Noticia - Mato Grosso
Seja Bem Vindo (a) hoje é 29 de julho de 2026
Artigo
27/07/2021 - 23:10:00
Autor: Redação AMZ Noticias
 
Nova Xavantina, Canarana e Barra do Garças seguem com risco alto de contaminação por Covid

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) voltou a indentificar 15 municípios de Mato Grosso que registraram classificação de risco alto para contaminação por coronavírus. A informação foi dilvulgada nesta terça-feira (27) no Boletim Informativo n° 506 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 eNo Estado.

Outras 126 cidades estão classificadas na categoria moderada para a contaminação do coronavírus. Nenhum município foi classificado com risco muito alto ou baixo para a Covid-19.

O documento mostra o registro a partir da página 11, que os municípios  de Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Figueirópolis D’Oeste, Guarantã do Norte, Indiavaí, Jangada, Luciara, Nova Ubiratã, , Novo São Joaquim, Primavera do Leste, Sapezal e Vale de São Domingos, continuam com risco alto para contaminação por coronavírus.

O método para definir a classificação de risco dos municípios foi aprimorado. A mudança foi publicada no Diário Oficial do dia 25 de março de 2021. Desde então, não é levado em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos quatorzes dias, mas sim a média móvel dos últimos quatorzes dias.

Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro; a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

Também foi aperfeiçoado o cálculo dos casos acumulados. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro de 2020. Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias. Confira as medidas de acordo com a classificação de risco:

Nível de Risco Moderado:  Implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para o Nível de Risco baixo; Quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias.

Nível de Risco Alto: Implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para os Níveis de Risco Baixo e Moderado; Proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração;Proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não presencial.

Adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária e outras medidas julgadas adequadas pela autoridade municipal para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.

  FAÇA SEU COMENTÁRIO
 
COMPARTILHE
 
Prêmio Nobel - Por Renato de Paiva Pereira
Por: Renato de Paiva Pereira
Falha de energia e a reparação do dano - Por Victor Humberto Maizman
Por: Victor Humberto Maizman
Habilidades pessoais para o futuro - Por Valdiney de Arruda
Por: Valdiney de Arruda
Como você avalia o presidente Bolsonaro?
 
Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo
Neutro

 
 

Copyright - Jornal da Notícia
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia
AMZ Comunicação & Publicidade Ltda.

 


 
CONTATO
contato@jornaldanoticia.com.br