Jornal da Noticia - Mato Grosso
Seja Bem Vindo (a) hoje é 29 de julho de 2026
Artigo
15/11/2021 - 08:40:00
Autor: AMZ Noticias com G1
 
Hospital Geral de Palmas anuncia mudança no formato de atendimento da unidade

A partir deste domingo (14) o pronto-socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP) só vai receber casos graves, de alta complexidade ou pacientes autorizados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR).

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) após a unidade ter os portões fechados na noite deste sábado (13) e imagens começarem a circular nas redes sociais.

Na tarde deste domingo (14) a reportagem da TV Anhanguera esteve no local e encontrou uma ambulância barrada, na entrada do pronto-socorro, com um paciente que saiu de Divinópolis, a 120 quilômetros de Palmas.

O HGP é uma unidade ‘portas abertas’ que é referência de atendimento para todo o Tocantins e outros estados. Segundo a SES, por receber todos e quaisquer pacientes que não passam pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou pelo serviço de Regulação, o hospital tem operado com sua capacidade máxima.

Por isso o governo decidiu integrar o projeto Lean nas Emergências, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O projeto propõe uma mudança na filosofia de gestão para melhoria de processos baseado em tempo e valor.

O formato é desenhado para assegurar fluxos contínuos, eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado. A orientação é para que os casos considerados de baixa e média complexidade sejam encaminhados às UPAs, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais de pequeno porte. 

"As medidas objetivam diminuir a superlotação nas emergências, atender com qualidade os pacientes com patologias de alta complexidade, além de prestar serviços de saúde humanitário aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)", diz nota da SES.A Secretaria de Estado da Saúde afirmou ainda que em nenhum momento os usuários que se enquadram no perfil da unidade hospitalar ficaram desassistidos. 

Neste domingo, segundo os dados do portal Integra Saúde, a taxa de ocupação do HGP é de 87%, considerando apenas os leitos de internação que não são destinados a pacientes com Covid-19. Apesar disso a superlotação na unidade tem sido constante ao longo de toda pandemia. A situação, inclusive, foi agravada durante reformas que foram realizadas nos últimos meses.

  FAÇA SEU COMENTÁRIO
 
COMPARTILHE
 
Prêmio Nobel - Por Renato de Paiva Pereira
Por: Renato de Paiva Pereira
Falha de energia e a reparação do dano - Por Victor Humberto Maizman
Por: Victor Humberto Maizman
Habilidades pessoais para o futuro - Por Valdiney de Arruda
Por: Valdiney de Arruda
Como você avalia o presidente Bolsonaro?
 
Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo
Neutro

 
 

Copyright - Jornal da Notícia
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia
AMZ Comunicação & Publicidade Ltda.

 


 
CONTATO
contato@jornaldanoticia.com.br