Jornal da Noticia - Mato Grosso
Seja Bem Vindo (a) hoje é 27 de julho de 2026
Artigo
26/06/2013 - 18:15:21
Autor: JornaldaNoticia e InterressanteNews
 
Xavantes vencem queda de braço e índio preso é liberado em Xavantina

O MM. Juíz da Comarca de Nova Xavantina, Dr. Marco Antonio Canavarros dos Santos, deferiu na tarde da quarta feira, dia 26/6, o pedido de soltura do indígena Aurélio Xavante, da Aldeia Mutum, situada no município de Nova Nazaré.

O pedido fora encaminhado pelo Defensor Público da Comarca, Dr. Eduardo Ladeia, mediante juntada de nova documentaçao que inocentava Aurélio de suposta má fé na compra do veículo adulterado, cuja infração o mantinha detido, já que as demais de que á acusado -dirigir embriagado e porte de munição- são afiançáveis e podem ser respondidas em liberdade.

Uma comissão dos xavantes aguardava no Fórum a decisão, e voltou para a BR 158, com o documento de soltura em mãos, onde se encontravam outros membros da aldeia que na parte da manhã haviam bloqueado a BR-158.

Chega ao fim uma revolta que chegou a causar momentos de tensão em Nova Xavantina e região, com o bloqueio do tráfego na BR-158. O desfecho é uma vitória do bom senso e do diálogo, de ambas as partes, que souberam conduzir o conflito para o fim desejado, mesmo nos momentos mais críticos.

Entenda o caso:

O índio xavante teve a prisão preventiva decretada no domingo (23 de junho). Ele foi flagrado por agentes da Polícia Federal dirigindo em estado de embriagues na BR-158 próximo a Nova Xavantina e portava munição, além de o veículo apresentar sinais de adulterações.

Levado à delegacia, o Xavante foi autuado em flagrante e encaminhado pelo delegado para a Cadeia Pública de Nova Xavantina. Com a prisão preventiva decretada pelo juiz plantonista de Barra do Garças, Jurandir Castilho Júnior, o índio foi encaminhado para o presídio de Barra do Garças.

A transferência foi adotada por medida de segurança, já que índios da etnia iniciaram protesto na manhã de domingo (23) em frente ao Fórum de Nova Xavantina contra a prisão do índio, segundo informou o comandante do 13º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães, ao acrescentar que o local teve o policiamento reforçado.

Policiais militares acompanham o protesto para evitar a entrada dos indígenas no prédio. Por conta disso, o Fórum não foi aberto na manhã da segunda feira 24/06.

  FAÇA SEU COMENTÁRIO
 
COMPARTILHE
 
Prêmio Nobel - Por Renato de Paiva Pereira
Por: Renato de Paiva Pereira
Falha de energia e a reparação do dano - Por Victor Humberto Maizman
Por: Victor Humberto Maizman
Habilidades pessoais para o futuro - Por Valdiney de Arruda
Por: Valdiney de Arruda
Como você avalia o presidente Bolsonaro?
 
Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo
Neutro

 
 

Copyright - Jornal da Notícia
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia
AMZ Comunicação & Publicidade Ltda.

 


 
CONTATO
contato@jornaldanoticia.com.br