Jornal da Noticia - Mato Grosso
Seja Bem Vindo (a) hoje é 27 de julho de 2026
Artigo
29/08/2013 - 13:57:35
Autor: Evandro Carlos e Naiara Martins
 
Distrito Especial de Saúde Indígena será mantido pelo SESAI em São Félix do Araguaia

A fim de acabar com as especulações e boatos entorno de uma possível transferência da sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), localizada em São Felix do Araguaia, uma comitiva composta pelo deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) e os prefeitos José Antônio de Almeida de São Felix do Araguaia; Leuzipe Gonçalves de Alto Boa Vista e Fausto Azambuja de Luciara, se reuniu na tarde da terça-feira, 28.08, em Brasília, com o secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza.

A comitiva liderada pelo deputado estadual cobrou o secretário, sobre o surgimento de rumores dando como certa a transferência da SESAI, que seria transferida de São Felix para Confresa.

Antonio Alves negou que houvesse algum tipo de negociação voltada para a retirada da unidade de São Felix do Araguaia. Baiano aproveitou para reafirmar sua postura pela permanência do posto no município, e ainda defendeu a ampliação dos recursos destinados à unidade. Baiano também categorizou que se o órgão possuir interesse em instalar um novo posto na região Norte Araguaia, tem seu apoio.

Além de defender a permanência do órgão em São Felix,o deputado disse que a cobrança põe fim às especulações que levianamente o responsabilizaram pela suposta retirada da unidade do município. “Se o Ministério da Saúde tiver interesse e estrutura para ampliar as instalações no Norte Araguaia, com a abertura inclusive de uma outra unidade, pode contar com meu apoio, mas retirar a unidade de São Felix não é a solução”, radicalizou Baiano Filho.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é vinculada ao Ministério da Saúde e responde pelo atendimento dos povos indígenas. A unidade de São Felix do Araguaia responde pela saúde indígena de todo Vale do Araguaia.

Os boatos criaram um clima de tensão na cidade de São Félix do Araguaia e região, depois que especulações circularam informando que a sede da DESAI - Distrito Especial de Saúde Indígena do Araguaia, em São Félix do Araguaia seria transferida para a cidade de Confresa.

Na manhã do dia 23 de agosto, representantes municipais de São Félix do Araguaia, dentre elas os Secretários de Cultura e Turismo, Antonio Miranda, de Saúde, Gildene, e o Assessor de Administração e Finanças, Dioni Almir Saad, se reuniram nas dependências da comunidade indígena de Santa Isabel com diversas lideranças das comunidades indígenas dos povos Karajá e Kanela, entre elas o Cacique Sansão, Daniel Coxini, Dr. Samuel Karajá e Pastor João Werriá. 

Depois da reunião no dia 23 de agosto, as lideranças indígenas ocuparam o prédio da SESAI, eles aguardavam a posição do secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, que oficializou a permanência da Unidade em São Félix do Araguaia.

  FAÇA SEU COMENTÁRIO
 
COMPARTILHE
 
Prêmio Nobel - Por Renato de Paiva Pereira
Por: Renato de Paiva Pereira
Falha de energia e a reparação do dano - Por Victor Humberto Maizman
Por: Victor Humberto Maizman
Habilidades pessoais para o futuro - Por Valdiney de Arruda
Por: Valdiney de Arruda
Como você avalia o presidente Bolsonaro?
 
Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo
Neutro

 
 

Copyright - Jornal da Notícia
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia
AMZ Comunicação & Publicidade Ltda.

 


 
CONTATO
contato@jornaldanoticia.com.br