Jornal da Noticia - Mato Grosso
Seja Bem Vindo (a) hoje é 29 de julho de 2026
Artigo
14/08/2015 - 06:45:19
Autor: AMZ Noticias com Davino Lima
 
Vistoria eletrônica no Detran do Tocantins reduz espera de usuários em até 40 minutos

Com o intuito de acelerar os serviços e diminuir o tempo de espera dos usuários, o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) implantou em junho deste ano, um sistema de vistoria eletrônica, o que  tem permitido um atendimento em até 20 minutos, uma redução de 40 minutos, se comparado ao sistema manual.

O novo sistema também permite um controle mais detalhado dos dados do veículo, conforme, o gerente da Assessoria de Planejamento, coronel João Eloi Cardoso. “Com a vistoria eletrônica é possível confrontar os dados de carros e motos, pois, a plataforma tecnológica da Base de Informação Nacional (Bin), fornece as informações em tempo real. O que impede fraudes na emissão da certificação de veículos e o uso irregular de peças oriundas de furto ou roubo”, pontuou.

Vistoria veicular

A vistoria veicular é uma atividade rotineira para realização de determinados procedimentos no  Detran, como por exemplo, o primeiro licenciamento de um veículo, transferência de carros, emissão de novos documentos - a cada dois anos, no ato do licenciamento, para os carros e motos com até dez anos em circulação, e licenciamento anual, para os veículos, a partir de 11 anos de uso.

Empresas credenciadas

A Resolução 466, instituída em 2013, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), autoriza a terceirização de vistoria veicular para as empresas credenciadas junto ao Detran, o que permite aos usuários, acesso à vistoria eletrônica, respaldados pelas  exigências legais. O trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos é fiscalizado pelo Detran, que verifica quanto ao cumprimento das obrigações. O que competem a eles, a responsabilidade pela aquisição dos equipamentos, especialização dos funcionários, e, até condições técnicas para vistorias.

  FAÇA SEU COMENTÁRIO
 
COMPARTILHE
 
Prêmio Nobel - Por Renato de Paiva Pereira
Por: Renato de Paiva Pereira
Falha de energia e a reparação do dano - Por Victor Humberto Maizman
Por: Victor Humberto Maizman
Habilidades pessoais para o futuro - Por Valdiney de Arruda
Por: Valdiney de Arruda
Como você avalia o presidente Bolsonaro?
 
Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo
Neutro

 
 

Copyright - Jornal da Notícia
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia
AMZ Comunicação & Publicidade Ltda.

 


 
CONTATO
contato@jornaldanoticia.com.br