Terca-Feira, 02 de Junho de 2026

Alegando motivos familiares, Mauro Mendes desiste de tentar reeleição




COMPARTILHE

O prefeito Mauro Mendes (PSB) desistiu de tentar a reeleição em Cuiabá, ele alegou motivos familiares para o recuo.

Neste momento, vários líderes do PSB e do PSDB estão reunidos no diretório tucano, em Cuiabá. Entre eles, os deputados federais Nilson Leitão (PSDB), Fábio Garcia (PSB), os deputados José Botelho (PSB) e Guilherme Maluf (PSDB) e o presidente do PSDB em Cuiabá, Carlos Avalone.

O clima é de tensão e o governador Pedro Taques (PSDB) foi comunicado nesta manhã sobre a decisão, pelo próprio prefeito. Eles conversaram sobre o assunto dentro de um carro, na frente do diretório do PSDB.

Após um breve diálogo, e como Mendes se mostrou irredutível, Taques desceu do carro e comunicou a decisão aos demais políticos que aguardavam em uma sala para discutir a indicação do candidato a vice do prefeito.

Nos bastidores, a informação gerou até mesmo comoção, e muitos chegaram a admitir que seria uma estratégia de Mendes para pressionar seus aliados, com garantias para a campanha.

Sinalização para 2018

Além dos motivos pessoais, a falta de recursos teria pesado na decisão de Mendes, já que suas empresas se encontram em recuperação judicial, com dívidas da ordem de mais de R$ 100 milhões.

Nos bastidores, o recuo deixa um indicativo claro: Mendes pretenderia disputar as eleições de 2018, seja para o Governo ou para o Senado.

O fato de possuir bons índices de aprovação e avaliação, como mostrou recentemente o Voice Pesquisas, também teria sido considerado, já que ele terminará sua gestão em alta junto à opinião pública.

No momento, as cúpulas dos dois partidos discutem o lançamento de um novo nome para substituir o prefeito. Entre eles, estariam os de Fábio Garcia e Guilherme Maluf.

Primeira-dama Virgínia Mendes fez um post emblemático em seu Instagram

  

O texto fala sobre "cansaço". "A gente avisa que vai cansar. A gente avisa que está cansando. A gente avisa, avisa, avisa até que se cansa de avisar e vai viver outra coisa que não nos canse tanto", diz trecho.

Nos bastidores, já era conhecida a contrariedade de Virgínia em relação a uma nova disputa de Mendes em Cuiabá.  

Novo candidato deve ter “chances reais de vitória”.

O deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) afirmou que o novo candidato deverá ser escolhido ainda nesta quinta-feira. Segundo ele, o escolhido deverá ter a melhor densidade eleitoral do grupo do governador Pedro Taques e “chances reais de vitória”.

“A decisão sai hoje. Estamos iguais o Conclave que escolhe o Papa, reunidos e enquanto não tiver uma decisão, ninguém sai daqui. O meu nome foi colocado, tenho domicilio eleitoral em Cuiabá, mas não tenho interesse. Estou disputando a Mesa Diretora da Assembleia, com 99% de chances de vencer e não vou entrar em uma disputa dessas”, disse.

Mesmo com a decisão de desistir em cima da hora, já que amanhã é o último dia para os partidores realizarem a convenção, conforme legislação eleitoral, Botelho afirmou que não há críticas à decisão de Mauro.

“Todo mundo foi pego de surpresa. Todos. Mas foi uma decisão de cunho familiar, não temos como recorrer. Quando a questão é partidária, de estrutura, dá para discutir. Agora, quando a decisão é familiar, não tem como interferir”, afirmou.

Mauro Mendes emite nota à imprensa  

O prefeito de Cuiabá disse que tomou a decisão de desistir de tentar à reeleição após "um longo e profundo processo de reflexão, considerando aspectos exclusivamente pessoais e familiares".

Mendes disse também que honrará até o dia 31 de dezembro os compromissos que assumiu na Prefeitura.

Confira a íntegra da nota:

"O prefeito Mauro Mendes vem a público comunicar que depois de um longo e profundo processo de reflexão, considerando aspectos de ordem exclusivamente pessoais e familiares, não disputará as eleições deste ano no município de Cuiabá.

Mauro Mendes agradece penhoradamente o apoio dos partidos políticos e da sociedade, que já manifestou, por meio de pesquisas, seu apoio e seu reconhecimento pelo trabalho que o prefeito vem desenvolvendo à frente da prefeitura desde 2013, com uma aprovação de mais de 70% dos eleitores.

 “Fiz a opção pela minha família neste momento de dificuldade que vivemos. Vou honrar até o dia 31 de dezembro os compromissos que assumi com os cuiabanos, de governar a nossa cidade por quatro anos, e vou continuar me dedicando, com amor e carinho, para melhorar a nossa Cuiabá, sempre”, frisou o prefeito.

Mendes também agradece aos servidores públicos e a toda a sua equipe “pelo comprometimento e dedicação para que pudéssemos, juntos, realizar o maior programa de obras e melhorias da história da cidade em diversas áreas”.

Mauro Mendes disse ainda que ele e o PSB se manterão no processo eleitoral, e atuarão, juntamente com os demais partidos da sua aliança política no debate para garantir que Cuiabá continue no rumo do desenvolvimento, sem retrocesso ou prejuízo à nossa gente.

“As sementes que plantamos em nossa administração continuarão dando frutos. Cuiabá seguirá colhendo essas conquistas e tenho muito orgulho das contribuições que eu, minha família e nossa equipe demos à nossa cidade e à nossa gente”, sintetizou.

Cuiabá-MT, 04 de agosto de 2016.


Autor: Ramon Monteagudo com Midia News


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias