Quinta-Feira, 16 de Abril de 2026

Após regulamentação homoafetiva, Mato Grosso já registrou 77 casamentos gays




COMPARTILHE

A regulamentação do casamento homoafetivo no Brasil chega aos 4 anos com 15 mil registros oficializados, porém em Mato Grosso os números ainda são inexpressivos, apenas 77 casos.

Casos de homens que se casaram formalmente com outros homens são 40, entre 2013 e 2015. Casos envolvendo duas mulheres, neste mesmo período, foram 37. Os dados são do IBGE. O Instituto ainda não divulgou o número de casamentos gays realizados ano passado.

A regulamentação de 14 de maio de 2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a Resolução 175, causou no Brasil uma corrida aos cartórios e houve um aumento de 51,7% das cerimônias oficiais.

Homofobia

Presidente da ONG Livremente que defende direitos LGBT, Gabriel Henrique, explica que Mato Grosso ainda é uma Estado muito homofóbico e preconceituoso e as pessoas ainda têm vergonha da própria orientação sexual, com medo de represálias nas ruas e na família.

Ele avalia que as políticas públicas existentes aqui são frágeis e não dão conta de mudar esta realidade, como o Grupo de Combate a Crimes de Homofobia, criado no âmbito da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). "É uma boa iniciativa mas praticamente isolada", lamenta. "Teria que ter iniciativas também nas escolas e transversais atingindo toda a sociedade", sugere.

Quanto aos parlamentares que levantam bandeiras homofóbicas, ele lamenta que também atrasem todo o processo de garantia de respeito e direitos aos gays em Mato Grosso.

 


Autor: AMZ Noticias com Gazeta Digital


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias