Quinta-Feira, 16 de Abril de 2026

Moradores de Cuiabá acusam Energisa de queimar eletrodomésticos




COMPARTILHE

Os moradores do bairro Parque Atalaia, em Cuiabá, acusaram a Energisa, concessionária de energia em Mato Grosso, de executar um trabalho que provocou a oscilação de energia e queimou diversos eletrodomésticos na tarde da ultima segunda-feira (14).

O serviço da Energisa começou por volta das 13h e, aparentemente, consistia na troca de fiação e cabos ligados a um transformador, de acordo com o morador Erinaldo Alcântara. Somente próximo da casa dele outras 10 residências também registraram prejuízos.

Segundo o morador, os técnicos da concessionária iniciaram o serviço que causou a oscilação de energia. Uma vizinha chegou até a questionar os profissionais dos motivos para a execução do serviço, já que o bairro não tinha problema de queda de energia, porém, eles “fizeram pouco caso da duvida dela”.

“Começou a oscilação de energia e aí uma vizinha foi perguntar para eles o que estava acontecendo e quanto tempo demoraria para solucionar o problema; eles a destrataram e ainda não responderam à pergunta. Ela então tirou foto do carro e da placa para reclamar na Energisa”, disse Erinaldo.

Ainda segundo o morador, a troca da fiação ocasionou a queima do seu aparelho de ar-condicionado. Além dele, outros moradores registraram a perda de geladeira, cerca elétrica, computador, impressora, bem como inúmeras lâmpadas.

“Como é que vai fazer? Isso não é culpa dos moradores. Eles vêm até aqui, danificam tudo e aí, quem vai nos ressarcir?”, questiona.

Outro morador, Luis Carlos Lima, conta que todos os bens que estavam ligados no momento da execução do serviço ficaram queimados. Ele, que é proprietário de um escritório no bairro, lamenta o prejuízo.

“Meu computador, impressora e até a geladeira, eu perdi. Queimou tudo. Não sei se os técnicos foram fazer a troca do fio e ligaram errado alguma coisa, só sei que eu estou aqui com o prejuízo. Vem aqui no bairro ver que não é mentira. É um absurdo”, relatou, por telefone.

Ainda segundo os moradores, eles chegaram a acionar a Energisa via telefone, porém foram informados de que a concessionária estabelece um prazo de 10 dias para mandar uma equipe técnica avaliar se a queima dos aparelhos foi causada em decorrência da oscilação de energia.

“Estamos pensando em ir atrás de advogados para fazer uma ação coletiva, porque são pelo menos três ruas com este problema; perdemos muitos bens comprados com muito esforço para deixar isso acontecer assim”, disse.

Outro lado - Procurada, a Energisa informou em nota que os trabalhos estão sendo realizados no Parque Atalaia desde a última segunda-feira (14) para melhoria da rede de distribuição de energia elétrica. "Para que as equipes da empresa trabalhem em segurança nesse tipo de serviço, é preciso realizar desligamentos programados. O desligamento programado do Parque Atalaia foi informado à população por meio das rádios Gazeta FM e Nazareno desde o dia 11 de agosto e pelo site www.energisa.com.br. Os trabalhos na região seguirão até o dia 19 de agosto, e portanto, ocorrerão outros desligamentos no decorrer desta semana".

A empresa esclarece que o procedimento para eventual ressarcimento por danos a equipamentos elétricos segue a legislação vigente e pode ser iniciado em qualquer agência de atendimento ou pelo telefone 0800 646 4196. A solicitação só pode ser feita por cliente legalizado, que seja titular de uma unidade consumidora.

"É necessário descrever o equipamento e a data da ocorrência que gerou a queima – ao longo do processo, podem ser solicitados outras informações ou documentos. O ressarcimento é autorizado se ficar evidenciado que foi decorrente de problemas da rede de distribuição.

As normas, procedimentos e prazos estão descritos no www.energisa.com.br (ou pelo link direto http://www.energisa.com.br/Paginas/informacoes/taxas-prazos-e-normas/ressarcimento.aspx)", explica.


Autor: Karine Miranda com Gazeta Digital


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias