Sexta-Feira, 17 de Abril de 2026

Casos de afogamentos aumentam em 30% e bombeiros fazem alerta




COMPARTILHE

Nos 8 primeiros meses de 2017, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Mato Grosso registrou 28 mortes por afogamento no Estado, 15 deles na Baixada Cuiabana. Entre os pontos mais perigosos estão a Passagem da Conceição e Bom Sucesso, em Várzea Grande e na região da Ponte de Ferro e Rio Coxipó, na Capital.

Segundo o capitão do CBM, Heitor Souza, com a época mais seca do ano, caracterizada por altas temperaturas e umidade relativa do ar baixa, as pessoas buscam mais os rios e córregos para se refrescarem. Os casos de afogamento nesse período chegam a aumentar cerca de 30% se comparado a outras épocas do ano.

A orientação é que os banhistas fiquem mais atentos e tomem alguns cuidados ao entrar na água. “Bebidas alcoólicas e rio não combinam. Se for para um rio ou córrego evite consumir álcool”, alerta.

“Costumamos dizer que a água é muito traiçoeira, por isso é sempre importante ter cautela, evite entrar em rios que não conheça ou sem se informar sobre ele”, aconselha. Porém o bombeiro afirma que o excesso de confiança também pode ser prejudicial. “Muitas vezes por já conhecer o rio as pessoas acabam relaxando e nessa hora é perigoso”, destaca.

Outra orientação do bombeiro é que sejem evitadas as “brincadeiras de mau gosto” em rios e córregos como empurrar o amigo da beirada do rio, pular de ponte ou de ponta cabeça em leitos desconhecidos.

Quando entre o grupo de banhistas houver crianças, os cuidados devem ser redobrados. “Como elas ainda não conseguem ter noção exata dos riscos esta preocupação deve ficar a cargo dos adultos. O importante é que as crianças não fiquem muito próximas às margens e só entrem na água acompanhadas por um adulto”, orienta.

Se por acaso já houver o episódio de afogamento, o capitão Heitor Souza aconselha que ninguém se aproxime diretamente da vítima e sim jogue algum objeto que flutue para a pessoa se agarrar e conseguir respirar. “As pessoas que estão se afogando ficam desesperadas e podem acabar levando para o fundo quem tentar socorre-la”, alerta. “Se por acaso a vítima submergir na água e não retornar ligar imediatamente para os Bombeiros no 193”.

Tragédias

Caso de 2 irmãos que morreram afogados- No último domingo (27 de agosto), duas crianças de 5 e 7 anos morreram afogadas no Rio Cabaçal, na Comunidade do Carretão, em Curvelândia (311 km a oeste de Cuiabá). As vítimas eram irmãos e participavam de uma confraternização familiar, quando ocorreu a tragédia.

Informações do CBM afirmam que os irmãos, uma menina de 7 anos e um menino de 5, se afogaram enquanto nadavam. A irmã mais velha deles, de 12 anos, tentou socorrê-los, e quase se afogou também, porém foi resgatada com vida por pessoas que estavam no local.

A menina de 7 anos também foi resgatada viva e levada a uma unidade médica, porém morreu logo depois. O menino já estava morto quando foi localizado pelos bombeiros. Conforme testemunhas, as vítimas não conheciam o rio e a família foi convidada por um amigo para a confraternização.

 

 


Autor: AMZ Noticias com Gazeta Digital


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias