Sexta-Feira, 24 de Julho de 2026

Rio Xingu se torna cenário da pesca na companhia de índios Ikpengs




COMPARTILHE

No Parque Nacional do Xingu, apesar de terem contato com tecnologia e se adaptarem às vestimentas do homem civilizado, os índios da aldeia Ikpeng mantêm viva as tradições.

A comunidade, que tem menos de 600 índios, constrói moradias com madeira e palha e conserva uma língua própria. Com o passar dos anos, os índios tiveram que se adaptar a uma “nova” forma de viver. A tribo que era nômade atualmente vive em uma área fixa no território do Parque do Xingu.

Apesar de usarem apetrechos e roupas comuns ao homem civilizado, os Ikpengs não deixam os rituais de lado. Realizam festas típicas e fazem pinturas pelo corpo. Entre as muitas tradições mantidas pela tribo, a principal delas é manter o contato com a natureza. 

No rio Xingu, a equipe do Terra da Gente se lança na pescaria. A diversidade de espécies chama atenção dos repórteres. Cachorras, cacharra e um jaú garantiram a diversão em um rio deslumbrante.

 


Autor: AMZ Noticias com Terra da Gente


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias