Segundo as pesquisas (Revista Veja nº 2560), dois pretensos candidatos à Presidência da República de Pindorama, no ano que vem, estão na frente das pesquisas eleitorais - um com quase 18% e outro com 36% das intenções de voto.
Eles têm opiniões curiosas, notórias e públicas disponíveis na Internet, a conferir:
1 - O erro da ditadura foi torturar e não matar;
2 - Pinochet deveria ter matado mais gente;
3 - Não te estupro por que você não merece;
4 - A Polícia militar deveria ter matado 1.000 e não 111;
5 - Mulher deveria ganhar menos por engravidar;
6 - Seria incapaz de amar um filho homossexual. Prefiro que um filho meu morra acidentado do que apareça com um bigodudo.
E o festival de asneiras do outro nada deixa a desejar:
1 -Me dê uma chance de ser presidente que eu faço em 4 anos o que a elite não fez em 40 anos;
2 - Não existe viva alma que seja mais honesta que eu neste País;
3 - Se tem um Governo que tem sido implacável no combate a corrupção, desde o primeiro dia, este é o meu;
4 - A partir de agora, se me prenderem viro herói. Se me matarem viro mártir. E se eles me deixarem solto viro presidente;
5 - Ninguém neste País tem mais autoridade moral do que eu para fazer o que deve ser feito;
6 - Essa crise pode não ser tão grande quanto a gente imagina, mas pode ser maior do que a gente imagina.
Não se pode dizer que estes dois personagens não sejam arrogantes, fanfarrões e o que pensam e exprimem não sejam bravatas.
São dois Macunaímas deste País com complexo de vira latas que fica rodando em torno do próprio rabo.
Qualquer um deles tem chances reais de vir a se tornar Presidente da República. Um pela primeira vez e outro pela terceira vez para provar que a história se repete em forma de tragédia.
Eu pergunto aos meus leitores: este País não é uma piada de mau gosto? A nossa sina: ou criamos juízo ou ficaremos para sempre na lata de lixo da história!
Renato Gomes Nery é advogado em Cuiabá.
Autor: Renato Gomes Nery