A cidade de Cuiabá tem hoje um déficit de 180 mil árvores. Para reverter esse cenário, foi lançado, neste dia 13, um projeto que conta com a meta ousada de plantar 300 mil árvores na capital mato-grossense até a data de comemoração dos 300 anos de Cuiabá, no dia 8 de abril de 2019.
A inciativa é do Tribunal de Justiça (TJ) em parceria com a prefeitura e o Instituto Ação Verde, que assinaram um termo de cooperação técnica visando o cumprimento da meta. “Esse projeto visa resgatar o título de cidade verde. Pelos índices de arborização conhecidos, Cuiabá está muito abaixo, se comparada com outras capitais do Centro-Oeste”, disse o titular do Juízado Volante Ambiental (Juvam), juiz Rodrigo Curvo.
Conforme o magistrado, uma das intenções da iniciativa é mobilizar a cidade, buscar parceiros para cooperar e atingir nossa finalidade. “O Poder Judiciário também compõe o poder público e por isso a justificativa pela qual nós temos a legitimidade para provocar essa mobilização da cidadania cuiabana visando a arborização”, frisou.
Com a assinatura do termo de cooperação serão buscadas mais parcerias com outros órgãos públicos, bem como a iniciativa privada, universidades, escolas, conselhos profissionais e o cidadão comum para que as árvores sejam plantadas em todos os cantos da cidade.
Às pessoas físicas e jurídicas que colaborarem com o plantio das 300 mil árvores será concedida uma certificação de responsabilidade ambiental por meio do “Selo Verde”. A ideia é calcular o impacto das pessoas ou empresas na emissão de gases do efeito estufa e propor a doação de mudas em uma quantidade que pode neutralizar as emissões de sua atividade, demonstrando o compromisso com o meio ambiente.
“Cuiabá tem um déficit hoje de 180 mil árvores em virtude do crescimento desordenado e precisa resgatar o título de ‘Cidade Verde’ e promover com isso a melhor qualidade de vida da população conscientizando todos os poderes, instituições, iniciativa privada e cidadão de que o resgate da qualidade de vida associado do desenvolvimento depende do esforço de cada um de nós”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Contribuíram para o aumento de déficit, as obras do veículo leve sobre trilhos (VLT), entre a capital e a vizinha Várzea Grande. Para instalação dos trilhos, cujos trabalhos estão paralisados, foram derrubadas mais de 2.500 árvores dos canteiros, ruas e avenidas das cidades.
O Instituto entra com a produção das mudas, a execução do trabalho de campo e o apoio técnico. “Este é um projeto importante para que a capital retome o título de ‘Cidade Verde’”, reforçou o diretor-presidente do Instituto Ação Verde, Lidio Moreira dos Santos.
Segundo ele, o projeto será colocado em prática efetivamente a partir de janeiro de 2018. O plantio será de espécies nativas da região, como os ipês amarelo, roxo, branco e rosa e jacarandás.
Autor: AMZ Noticias com Diário de Cuiabá